Contente
A cirurgia de ileostomia envolve a criação de uma abertura no abdômen de um paciente através do qual ele possa liberar as excreções em um saco interno. Após a cirurgia, os pacientes devem receber cuidados de enfermagem para ajudá-los a se recuperar corretamente e aprenderem a usar o saco de ileostomia.
Conheça os cuidados necessários para alguém que se submeteu a uma cirurgia de ileostomia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Duração
Um paciente normalmente gasta os primeiros cinco dias no hospital recuperando-se do procedimento cirúrgico, de acordo com o Ileostomy Surgery Information Center. A equipe de enfermagem mostra ao paciente uma dieta líquida no quinto dia. Depois de mais dois dias, o paciente pode deixar o hospital.
Avaliação
Conforme o paciente se recupera, a equipe de enfermagem deve avaliar o orifício (abertura cirúrgica) para ter certeza de que ele está se curando corretamente, de acordo com o John Dempsey Hospital. Os enfermeiros devem monitorar o tamanho, a forma e a cor do orifício para detectar quaisquer sinais de problemas, ao mesmo tempo em que drenam o líquido da área, conforme necessário.
Instrução
A equipe de enfermagem deve ensinar a um paciente de ileostomia o uso correto e o cuidado do seu cateter e do saco externo. As enfermeiras instruem o paciente sobre como esvaziar o saco e como fazer desse processo uma parte da vida cotidiana. Os enfermeiros também fornecerão instruções escritas para ajudar o paciente a continuar seu regime depois de deixar o hospital.