Contente
Dependendo da editora e de seu esquema de trabalho, o editor-chefe, o gerente de produção ou editor de produção cria um cronograma para a produção de um livro. Normalmente, os editores de produção criam cronogramas para acompanhar a editoração, o design, a fabricação, a tipografia, os indexadores e as impressões. Os editores controlam o todo do processo de produção, desde o manuscrito até o livro final e a programação é o que lhes permite ter um melhor controle de todos os livros que estão em andamento.
Instruções
Ter um cronograma é o que permite que os editores tenham um bom controle de todos os livros que estão em andamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Identifique o tipo de projeto de livro que você precisa planejar. O cronograma de produção varia de acordo com o tipo de livro, principalmente considerando-se os casos de ficção e não ficção, uma cor ou mais e se há elementos adicionais. Por exemplo: fotos, índices ou apêndice.
-
Informe-se sobre a data de entrega do livro final e dos arquivos finais com o departamento de produção. Ter a data que o livro deve estar pronto vai permitir que você mantenha o editorial informado de quando podem esperar que o livro chegue. A data dos arquivos finais é a data limite do editor de produção. Trabalhe de trás para frente com a data dos arquivos finais quando for montar o cronograma.
-
Inclua todas as etapas as quais o projeto do livro deve ser submetido ao criar o cronograma. Esse passo a passo vai guiar a rotina do projeto: em que estágio o livro está, quem está trabalhando nisso e quanto tempo ainda há disponível. Algumas editoras têm modelos no Excel que levam em consideração os feriados e ajustam as datas conforme você digita informações no cronograma.
-
Distribua o cronograma para todos os envolvidos, para todos que trabalham no escritório e também para os vendedores que dependem do cronograma para saber do andamento do projeto. Atualize o cronograma caso haja alguma alteração de data e distribua a nova programação para que todos estejam em sintonia.
Instruções
Dicas
- A produção de livros normalmente dura três meses, desde o manuscrito até o livro pronto. Livros famosos costumam ter cronogramas mais apertados de trabalho.
- Um cronograma para produção de um livro básico preto e branco de ficção, como um romance sem fotos ou artes, inclui o seguinte passo a passo:
- manuscrito para o editor de produção do departamento editorial
- manuscrito para o editor de cópia
- manuscrito para o editor para revisão do autor e do editor
- manuscrito para a produção (que envia para o tipógrafo)
- primeira passagem para o editor de produção
- cópia da primeira passagem para para o revisor
- cópia da primeira passagem para o editor
- cópia da primeira passagem para o autor
- cópias da primeira passagem de volta para o editor de produção
- controle da primeira passagem para produção
- segunda passagem para editor de produção (geralmente verificada pelo editor de produção)
- cópia da segunda passagem para o editor
- cópia da segunda passagem para o autor
- cópias da segunda passagem de volta para o editor de produção
- controle da segunda passagem para fabricação (somente as páginas editadas)
- terceira passagem para editor de produção (normalmente verificada apenas pelo editor de produção)
- terceira passagem para a produção com a aprovação final
- arquivos finais para a produção
- livro da impressão para a produção
- livro da produção para o editor de produção
- livro do editor de produção para a produção com a aprovação final
- deadline do livro pronto
Aviso
- No caso de livros com índices, os editores de produção devem enviar uma passagem muito clara para o indexador. Normalmente, devido às restrições de cronograma, os indexadores recebem páginas de segunda passagem.
O que você precisa
- Data limite para entrega do livro pronto (informado pelo departamento de produção)
- Arquivos finais para data de produção (do departamento de produção)
- Calendário