Contente
Uma boa maneira de criar um ambiente relaxante para sua propriedade em frente a um lago ou ao mar é construir uma passarela de doca de madeira. Planejar esse projeto do começo ao fim antes de começá-lo economiza tempo e dinheiro. Verifique as leis locais de construção para certificar-se de que não existem restrições a respeito de docas e propriedades em frente à corpos d'água. Cava buracos para os postes da passarela é a parte mais desafiadora de qualquer doca ou passarela sobre a água pois é necessário lidar com água parada.
Instruções
Incremente sua propriedade em frente ao lago com uma passarela de doca (dock on bay image by John Hurford from Fotolia.com)-
Corte dois tubos de PVC de 30 cm de diâmetro com 1,20 m a mais do que o nível mais alto da água utilizando uma serra circular. Essas são as formas para colocar os postes na passarela. Empurre-os 90 cm dentro do leito da lagoa ou lago. Os postes não devem ficar mais de 1,80 m maiores que o comprimento da passarela e 1,20 m maiores que a largura.
-
Coloque a extremidade da mangueira conectada à bomba d'água dentro do tubo e bombeie a água para fora. Cave buracos para os postes de 90 cm de profundidade com a broca elétrica ou com as escavadeiras de postes, e coloque os postes de 10 por 10 cm pré-tratados dentro dos buracos. Derrame concreto dentro dos buracos, ao redor dos postes, e perscrute-os com um nível. Quando o concreto estiver seco, remova o tubo de PVC e vá para a próxima localização dos postes. Repita até que todos os postes estejam colocados.
-
Amarre um pedaço de corda de construção ao redor dos postes que estão mais longe da margem. Certifique-se de que a corda é mais longa que o maior nível de água da lagoa ou lago. Amarre a outra extremidade da corda ao poste na margem que está alinhado com esse poste. Coloque um nível de linha na corda e ajuste suas extremidades conforme necessário até que ela represente uma linha nivelada entre os dois postes.
-
Segure o lado largo da madeira pré-tratada de 2,5 por 20 cm contra os postes para que o topo da madeira esteja alinhado com a corda. Coloque parafusos de 3" através deles e dentro dos postes para mantê-los no lugar. Com a furadeira, faça dois furos de 3/16" através da peça de madeira de 2,5 por 20 cm e para dentro dos postes. Instale parafusos de defasagem de 3 1/2" através do furos pilotos com um soquete e um roquete.
-
Instale vigamentos de 2,5 por 20 cm a cada 60 cm nas peças de madeira de 2,5 por 20 cm fixadas aos postes com parafusos de convés de 1". Coloque peças de madeira pré-tratada de 2,5 por 20 cm cortadas para a largura da passarela nos vigamentos e prenda-as com parafusos de convés de 1". Instale as tábuas de convés pré-tratadas de 0,8 por 15 cm longitudinalmente na passarela com parafusos de convés de 3". Emende as tábuas em cima das peças horizontais.
-
Corte o topo dos postes a 75 cm acima das tábuas com uma serra oscilante. Em seguida, corte dois pedaços de madeira pré-tratada de 5 por 10 cm para encaixar entre os postes. Fixe pedaços de 68 cm entre eles com parafusos de convés de 3". Fixe um em cada extremidade e os outros com cerca de 40 cm de distância entre si. Esses serão os corrimãos. Prenda-os aos postes com parafusos de convés de 3".
Dicas
- Postes maiores que 2,10 m necessitam de tubos de PVC de 45 cm de diâmetro.
Aviso
- Não deixe ferramentas elétricas ao alcance de crianças pequenas.
O que você precisa
- 2 tubos de PVC de 30 cm
- Serra circular
- Bomba d'água com mangueiras
- Escavadeira de postes
- Broca elétrica (opcional)
- Mistura de concreto
- Postes pré-tratados de 10 por 10 cm
- Corda de construção pesada
- Nível de linha
- Madeira pré tratada de 2,5 por 20 cm
- Furadeira de velocidades variáveis
- Broca de furadeira de 3/16"
- Broca de furadeira Philips
- Parafusos de convés de 3"
- Parafusos de defasagem de 3 1/2"
- Soquete
- Roquete
- Vigamentos de 2,5 por 20 cm
- Parafusos de convés de 1"
- Madeira de convés pré-tratadas de 0,8 por 15 cm
- Serra oscilatória
- Madeira pré-tratada de 5 por 10 cm