Contente
Moinhos de vento são uma parte essencial da vida na Holanda, por se tratar de um país com muitas terras abaixo do nível do mar. Historicamente, os holandeses utilizavam os moinhos de vento para bombear a água para as plantações mais distantes e moer o milho após a colheita. Depois, os moinhos foram usados na geração de energia para serrarias e fábricas de papel. Atualmente, a paisagem na Holanda ainda é tomada pelos moinhos que foram preservados e que, em alguns casos, ainda estão em uso.
Instruções
Tradicional moinho de vento holandês (dutch windmill image by Jan Zoetekouw from Fotolia.com)-
Desenhe um polígono que meça 11,5 cm no topo, 15 cm na parte inferior e 25 cm em ambos lados. Em seguida, corte o modelo. Desmonte a caixa grande de modo que se torne um pedaço plano de papelão. Coloque o modelo sobre a caixa e trace seis formas idênticas. Esses serão os lados do moinho de vento.
Trace um hexágono com lados de 15 cm no papelão. Recorte o hexágono, pois ele será a plataforma para o topo do moinho.
Desenhe um X no papelão com cada braço do X medindo 20 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. Meça 2,5 cm a partir do centro do X e desenho um quadrado ao redor do centro. Esse será o ponto de pivô para os braços. Recorte como uma peça única ambos desenhos: os braços do X e o quadrado no centro.
-
Monte o corpo do moinho. Coloque um lado de papelão perto do outro, com o lado mais curto para cima, e prenda-os com fita adesiva por dentro. A fita deve ser colocada verticalmente ao longo do ponto em que as duas partes se encontram, de cima para baixo. Os lados devem ser levemente inclinados para ficarem juntos. Repita o processo com as outras paredes para criar uma torre hexagonal. Coloque-a em pé para verificar se fica plana e apare o necessário para que ela fique reta. Deite a plataforma hexagonal de ponta-cabeça e cole-a no lugar.
-
Vire a caixa pequena de papelão de modo que a base fechada fique para cima. Meça 10 cm para baixo a partir do topo e faça uma linha horizontal em cada lado. Em seguida, corte na linha. Meça 1,8 cm para baixo a partir da extremidade fechada da caixa e marque esse ponto com um pequeno X em um dos lados. Repita o processo no lado oposto.
Faça um furo nos dois X com uma tesoura e aumente esses orifícios para que o canudo possa ser facilmente inserido e girado. Em seguida, desenhe um X no quadrado dentro do X grande. Faça um furo no centro e aumente-o para que o canudo caiba confortavelmente.
-
Corte quatro retângulos da segunda folha de cartolina. Cada retângulo deve medir 15 cm de comprimento por 3,8 de largura. Meça o lado mais curto do retângulo e faça uma marca a cada 6 mm para dividi-lo em terços. Centralize o primeiro retângulo ao longo do seu terço do meio sobre um dos braços do X grande. O retângulo deve ser posicionado na extremidade do braço, longe do centro. Cole-o no lugar e repita o procedimento para os outros três retângulos e braços.
Insira o canudo através do centro dos braços e cole-o no lugar. Em seguida, insira o outro lado do canudo através dos dois orifícios na caixa pequena, no topo do moinho de vento. Não cole o canudo, pois senão o moinho não girará. Empurre-o o suficiente para ser visível do outro lado e insira a extremidade vazia do canudo na rolha de borracha para equilibrar o peso dos braços do moinho. Cole a rolha no lugar e ajuste o canudo para permitir que os braços girem livremente. Para finalizar, pinte o moinho.
Dicas
- O moinho pode ser pintado antes ou após sua construção. Muitos possuem uma base branca e uma única cor para ressaltar. Adicione portas e janelas com tinta marrom.
O que você precisa
- 2 folhas de cartolina branca de 22 x 28 cm
- Caixa grande de papelão
- Régua
- Lápis
- Tesoura
- Fita adesiva
- Cola
- Caixa de papelão pequena
- Canudo
- Rolha de borracha de um conta-gotas
- Tinta branca
- Tintas coloridas
- Tinta marrom