Contente
Cozinhar a cerâmica é um passo essencial para preparar a peça final. O forno seca a argila, preparando-a para o revestimento. Para fazer um forno econômico, você terá que cortar no custo mais alto da construção dos fornos -- tijolos especiais. Localizando tijolos preparados para o calor a um preço reduzido (ou de graça), você pode fazer um forno de maneira econômica. Também terá que selecionar um desenho para o seu forno, que combine com as necessidades do seu estúdio.
Instruções
Cozinhe a sua porcelana e pedras para prepará-las para serem revestidas (pottery image by Dubravko Grakalic from Fotolia.com)-
Selecione uma localização apropriada para o forno. Para um forno a gás, uma locação externa é o ideal, devido à possibilidade de vazamento de gás parcialmente queimado ou não queimado (sem mencionar que um forno a gás terá uma chama aberta e é um risco de fogo).
-
Nivele uma superfície levemente maior do que a metragem do forno (você pode pular esse passo, se tiver uma superfície de concreto, como uma garagem ou um celeiro, onde construirá o forno). Se estiver fazendo o forno no chão, nivele com areia, construa uma estrutura de madeira tratada e coloque pedra de construção comum diretamente na areia. Empilhe os tijolos resistente a calor por cima.
-
Empilhe os tijolos nas laterias do forno. Deixe um buraco para o queimador e outro, menor, para o pirômetro. Se estiver fazendo um forno que seja acessado por cima, terá que construir algum tipo de sistema para isolar o topo do forno enquanto ainda permite acesso para enchê-lo. Dado essa consideração, a melhor opção economicamente é um forno acessado pela frente. Deixe espaço para colocar prateleiras e as cerâmicas e tenha tijolos o suficiente em mãos para fechar o buraco durante o cozimento.
-
Construa o teto do forno. Um domo ou um arco suportará a si próprio. Corte os tijolos nas formas apropriadas, com uma serra. Construa um suporte leve para o domo com restos de madeira. Retire o suporte quando tiver acabado de construir.
-
Empilhe tijolos comuns em volta do forno e passe a argamassa. Deixe espaço para o pirômetro e o queimador.
-
Insira o queimador parcialmente no buraco do forno e ligue-o à linha de gás. Se estiver no hemisfério norte, aponte o queimador de modo que as chamas girem no sentido horário -- inverta se estiver no hemisfério sul.
-
Instale o pirômetro.
Dicas
- Leve em consideração o menor custo por metro quadrado de se fazer um forno redondo. Para um forno redondo, você pode cortar ângulos nos cantos dos tijolos resistentes ao calor para empilhá-los em um padrão circular.
- Será necessária uma grande quantidade de tijolos térmicos para uso pesado (muito insulados). Você pode encontrá-los usados em uma fundição ou doados por outro ceramista ou procurar em restaurantes desativados. Fornos a lenha geralmente têm esses tijolos dentro. Se puder localizar uma grande quantidade de fornos a lenha, poderá juntar bastante tijolo para construir seu forno.
Aviso
- Tenha muito cuidado ao trabalhar com gás natural ou propano -- ambos podem ser altamente explosivos.
O que você precisa
- Tijolos resistente a calor
- Areia
- Nível
- Madeira tratada
- Serra
- Esquadro
- Martelo e pregos
- Tijolos comuns
- Restos de madeira
- Argamassa
- Suprimento de gás (linha de gás natural ou tanque de propano)
- Mangueira de gás
- Queimador para gás
- Chave inglesa
- Pirômetro e/ou cones pirométricos