Contente
Introduções e conclusões servem como uma moldura para um projeto de pesquisa e são, na maioria das vezes, bem mais difíceis de se escrever do que o corpo do texto. A conclusão deve focar nos pontos e ideias que foram apresentados para que o leitor entenda plenamente o ponto de vista do trabalho. A conclusão é sua última instância então você deve sempre deixá-la marcante.
Instruções
Escrever uma conclusão é, geralmente, difícil, pois os escritores sentem que já disseram tudo que tinham para dizer sobre o assunto (Comstock Images/Comstock/Getty Images)-
Utilize a conclusão para finalizar sucintamente e claramente os pontos de que falou no projeto. Resuma brevemente seus pontos principais e não entre em muitos detalhes em cada um separadamente. Explique cada ponto com apenas uma frase.
-
Termine seu projeto de pesquisa com uma pergunta, ou sugira um novo ponto de vista sobre o assunto. Se você sentir que há coisas sobre as quais você não entrou em detalhes, encoraje seu leitor a pesquisar mais sobre o assunto.
-
Cuidado com a estrutura. A estrutura da conclusão é tão importante quanto a estrutura do corpo do texto. Se você é um escritor inexperiente, uma boa maneira de evitar repetir a si mesmo é usar palavras chaves como 'primeiramente', 'em segundo lugar' e montar sua conclusão com elas.
-
Não insira novas informações. Conclusões não são o lugar certo para isso. O que quer que tinha para dizer, você já deveria ter dito no corpo do projeto de pesquisa. Quando chegar na conclusão, tudo que resta para fazer é finalizar.
-
Dê ao projeto um senso de que está acabado. Isso poderá ser alcançado com uma pergunta apropriada, uma afirmação inteligente, uma metáfora interessante ou algo mais que enfatize a importância do tópico de seu projeto.