Contente
A homeostase é um processo dinâmico de quatro partes que garante as condições ideais e manutenção das células, apesar das constantes mudanças internas e externas. Os quatro componentes da homeostase são um estímulo, um receptor, um centro de controle e um efetor. Uma célula ou sistema saudável mantém a homeostase, também conhecida como a "manutenção do equilíbrio."
Saiba quais são os quatro componentes da homeostase (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Estímulo
Os estímulos acontecem constantemente dentro e em volta das células dos sistemas vivos. Um estímulo é qualquer coisa que faz a célula reagir, como a temperatura, pressão ou composição química dentro ou em volta de uma célula.
Receptor
Uma vez que o estímulo acontece, é trabalho dos receptores detectar esse estímulo e alertar o centro de controle para haver uma reação, devolvendo a célula e todo o sistema para seu estado equilibrado -- a homeostase. Por exemplo, sua pressão sanguínea aumentou depois de uma exercício intenso. Com isso, os receptores em certas artérias detectarão o aumento da pressão e mandarão impulsos para o controle central do sistema cardiovascular -- a medula oblongata. Os receptores, ou terminações nervosas, estão localizados em todo os sistemas e tecidos.
Centro de Controle
Assim que o controle central recebe o impulso dos receptores motores, ele manda comandos para o efetor para haver uma reação que muda o ambiente. Usando o mesmo exemplo, a medula oblongata comanda o efetor -- o coração, nesse caso -- para diminuir seu pulso. Os centros de controle estão localizados no cérebro.
Efetor
Os atos do efetor são baseados nos impulsos do comando central, agindo contra a mudança e retornando o ambiente interno e externo da célula ao seu estado basal. Os efetores são agentes de mudança física, assim como o coração, os órgãos e os fluidos corporais -- os ajudantes da homeostase.