Contente
- Características do rubor facial
- Causas do enrubescimento
- Cirurgia para rubor facial - STE
- Efeitos colaterais
- Recomendação contra STE
O enrubescimento facial pode ser constrangedor. É normal ficar um pouco corado devido à exposição no sol ou a algumas situações, mas ficar muito vermelho passa a ser constrangedor, caso ocorra com frequência em situações normais. Se você for afetado por essa condição, avalie os prós e contras da cirurgia corretiva.
O enrubescimento facial pode ser indesejado (face to face image by Melanie von Snarly from Fotolia.com)
Características do rubor facial
As características incluem vermelhidão do rosto e, por vezes, das orelhas e pescoço. Essa vermelhidão pode ser uniforme no rosto todo ou aparecer na forma de manchas, especialmente nas bochechas. Essas características são associadas a um calor sentido no rosto também, que não tem relação com a temperatura do ambiente.
Causas do enrubescimento
Existem causas tanto fisiológicas quanto psicológicas associadas ao rubor. As causas psicológicas estão associadas ao nervosismo e a timidez. Você pode ficar vermelho quando estiver com vergonha ou for criticado. Os sentimentos de insegurança e incerteza também causam isso. As causas fisiológicas estão relacionadas à súbita vasodilatação ou ao alargamento dos vasos sanguíneos da face. O rubor também pode estar ligado à hiperidrose, ou suor excessivo.
Cirurgia para rubor facial - STE
A Simpatectomia Torácica Endoscópica, ou STE, é uma cirurgia feita em pessoas que sofrem os efeitos do rubor excessivo. Ela é um processo complicado que, basicamente, interfere no funcionamento de certas fibras de nervos envolvidos na vasodilatação e no suor excessivo do corpo. A cirurgia elimina a capacidade de suar e corar na área do rosto.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da STE são significativos e constituem uma razão pela qual os médicos não costumam recomendá-la. É comum o suor compensatório, que é quando o corpo começa a suar em outros lugares para compensar o rosto. A síndrome de Horner, na qual as pálpebras caem e os olhos ficam fundos, também é comum. Outros sintomas relatados incluem frequência cardíaca diminuída, pele seca e ressecada e intolerância ao calor.
Recomendação contra STE
O Dr. Rafael Reisfield, especialista em hiperidrose, diz que não faz STEs quando o o rubor e o suor são os únicos problemas. Ele alega em seu site que é preciso de mais tempo para determinar os benefícios da cirurgia, e a maioria dos pacientes que se submeteu a ela tem altos níveis de insatisfação. É recomendado que se faça uso de outras formas de tratamento antes de pensar nessa cirurgia.