Contente
Sofás-camas ou sofás comuns adicionam um toque romântico tanto um salão quanto a uma sala de estar, bem como funcionalidade a um pequeno escritório, que também pode tornar-se um quarto de hóspedes quando necessário. Fabricá-los a partir de madeira recuperada - ou utilizada anteriormente - pode adicionar caráter e estilo a um móvel que, de outra forma, seria comum. O sofá funcionará como um espaço de dormir extra para convidados ou para alguém que só queria tirar um rápido cochilo.
Instruções
Sofás-camas são peças simples que, quando decoradas, tornam-se mais sofisticadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Remova todos os pregos, grampos ou pinos das placas. Lixe as placas para remover quaisquer cortes ou tinta velha que tenha permanecido. Em uma área aberta com muito espaço para trabalhar, coloque a madeira para fora, a fim de ver quantas peças você tem e quais terão que ser aparadas ou reparadas para tornarem-se utilizáveis.
-
Monte os encostos do seu sofá. Disponha quatro longas ripas de 2 por 4 (aproximadamente 1,5 m a 1,80 m de comprimento, dependendo do comprimento da madeira recuperada que você encontrou) paralelos um ao outro. Coloque duas placas perpendiculares nas extremidades das placas maiores e aparafuse para mantê-las no lugar. Apare qualquer comprimento em excesso das placas para torná-las todas semelhantes em tamanho. Lixe os extremos expostos das placas para evitar farpas ou ferimentos. Deixe de lado.
-
Aparafuse uma placa de estrutura do mesmo tamanho que os encostos em uma das pernas da cadeira. Coloque uma segunda perna da cadeira na extremidade oposta. Repita com a outra placa de estrutura e as restantes duas pernas da cadeira. Use duas placas laterais de cerca de 90 cm cada, para formar o resto da estrutura do sofá. Lixe quaisquer extremidades expostas ou outras áreas de perigo potencial.
-
Adicione a base (estrado) para apoiar seu colchão. Pegue nove longas placas do mesmo comprimento que os encostos e coloque-as na parte superior da sua estrutura do banco, em paralelo com as placas de estrutura longas. Aparafuse-as no lugar. Apare as placas para que fiquem alinhadas com a estrutura da cama. Alternativamente, você pode usar placas menores perpendiculares às placas de estrutura, e deixar uma saliência de 5 cm na frente. Lixe quaisquer imperfeições ou extremidades irregulares.
-
Se desejar, forme as laterais do sofá. Usando placas menores, forme dois painéis laterais nas dimensões dos extremos do seu sofá. Aparafuse as placas perpendiculares para segurá-las no lugar. Lixe todas as imperfeições.
-
Monte as peças, anexando a parte de trás e as laterais à estrutura do colchão. Aparafuse-as no lugar. Lixe todas as imperfeições remanescentes. Pinte a cama na cor desejada ou faça o acabamento desejado. Para uma madeira recuperada que não esteja na melhor forma, um verniz colorido pode esconder imperfeições e dar uma aparência de antiguidade ao seu móvel. Deixe que a tinta seque por pelo menos 24 horas ou de acordo com as instruções do fabricante.
Montagem da estrutura
-
Corte o enchimento de espuma para ajustar as dimensões do seu sofá-cama/sofá. Deixe-o cerca de 2,5 cm menor do todo para que ele se encaixe bem na estrutura. Alternativamente, você pode usar pedaços de almofadas disponíveis em qualquer loja de artesanato e na maioria das grandes lojas de departamento.
-
Estofe seus assentos. Envolva seus assentos no tecido e vire-os para o fundo. Costure os estofados no lugar com agulha e linha, garantindo que a linha seja resistente para segurar o estofado adequadamente.
-
Coloque o colchão na armação e ajuste o encaixe. Se necessário, você pode adicionar estofamento para a costura de trás do sofá para garantir o melhor ajuste da espuma. Adicione as almofadas decorativas, mantas ou outros detalhes.
Montando o colchão
O que você precisa
- Madeira reciclada 2 por 4
- Parafusos e brocas
- Lixadeira com lixa de poliéster pesado
- Tinta para madeira
- 4 pernas de cadeira
- Colchão de espuma ou almofadas
- Tecido de estofamento
- Agulha e linha
- Almofadas pequenas (opcional)