Contente
Todos os cachorros adoram coçar orelha, mas não é divertido para ninguém quando descobrimos que Roger está com casca escuras dentro da orelha. Manchas escuras e escamosas podem aparecer dentro e ao redor das orelhas dos cães por diversos motivos, mas esta condição é normalmente uma sintomatologia de ácaros no ouvido (Otodectes cynotis), criaturas minúsculas que se reproduzem na parte interna da orelha dos cachorros. Aprenda a identificar e tratar os problemas de ouvido de seu cão para ter de volta o simples prazer de cuidar de sua mascote.
Apenas um veterinario poderá atestar se é um caso de ácaros de ouvido (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Ácaros e coceira
Os ácaros são insetos parasitas que se alimentam da pele, sangue e cera do ouvido de seus desafortunados hospedeiros. Estas atividades rasteiras e formigantes causam inflamação nas glândulas da orelha e tornam-se muito desconfortáveis. Se os ácaros não são detectados, causarão irritação da pele. Um cão que chacoalha, lambe ou coça as áreas infestadas pode terminar com manchas, sangramentos e infecções.
Identificação
Se as orelhas do cão apresentam manchas escuras e escamosas, que se tornam vermelhas ou irritadas, tem uma camada de cera ou pintas pretas, pode ter ácaros de ouvido. Devido à sensibilidade da região, os cachorros normalmente se defendem do invasor irritante, coçando as orelhas e chacoalhando a cabeça com tanta força que causa hematomas dentro da orelha. Um veterinário poderá diagnosticar a presença de ácaros realizando um exame otológico que permite visualizar os micróbios da orelha em um microscópio.
Tratamento médico
Se não tratados, os ácaros podem rapidamente evoluir para problemas mais sérios, portanto, devem ser diagnosticados e tratados por um veterinário. Leve o animal até a profissional para confirmar a suspeita. Apenas um médico veterinário pode determinar a gravidade do caso e indicar o tratamento necessário. Indague se o produto prescrito serve para tratar e prevenir futuras infestações. O veterinário poderá receitar inseticidas em casos graves. Estes produtos atacarão o parasita com uma preparação acaricida à base de piretrina e tibendazole , associada a um esteroide para coceira.
Prevenção
Os ácaros de ouvido são altamente contagiosos para outros animais, portanto, os animais infestados devem ser mantidos separados para impedir a transmissão. Separe o cachorro com suspeita de ácaros antes de ir ao veterinário. Para prevenir a coceira, infecções e irritações inerentes aos ácaros, peça ao veterinário medicação acaricida e crie uma rotina de limpeza. Duas vezes por semana, aplique uma fina camada de óleo mineral dentro da orelha do cão. Dez minutos mais tarde, esfregue e limpe a área com um cotonete.