Contente
Devido a suas propriedades únicas, existem muitos usos para o hexafluoreto de enxofre na indústria e em tecnologias. Algumas características distintivas desse produto químico gasoso é uma densidade muito alta e extrema inércia. Apesar de útil, o hexafluoreto de enxofre é um dos mais potentes gases que contribuem para o efeito estufa identificados até hoje, significando que possui alto potencial de contribuir para o aquecimento global.
Hexafluoreto de enxofre é usado para fabricar semicondutores (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Básicos
Hexafluoreto de enxofre, também conhecido como fluoreto de enxofre, tem a formula química SF6, significando que cada molécula é feito de um átomo de enxofre (S) e sei átomos de flúor (F). Sua massa molecular é de 146 g/mol. Na molécula SF6, o enxofre está no centro, com os seis átomos de flúor ligados a ele em formato octaédrico. Ele se encaixa na categoria de compostos inorgânicos e são considerados não polares, significando que existe pouca separação de cargas positivas e negativas em cada molécula.
Propriedas físicas
O hexafluoreto de enxofre ebole a -64° C e por isso está em estado gasoso a temperatura ambiente, apesar de geralmente ser embalado e fornecido em forma de líquido comprimido. É um produto químico excepcionalmente inerte e não é reativo com quase nenhum outro composto ou elemento. O gás também é não inflamável e não condutivo. SF6 é um gás muito denso; comparado ao ar, é cerca de cinco vezes mais pesado por unidade de volume. É inodoro e incolor.
Efeitos na saúde
O gás SF6 é essencialmente não tóxico por inalação ou contato com a pele. Essa propriedade é usada eventualmente para demonstrar o efeito desse gás denso de alta massa molecular na voz. Apesar disso, mesmo podendo ser inalado em doses pequenas sem efeitos aparentes na saúde, ele não suporta vida, por não conter oxigênio. Por essa razão, SF6 pode causar sufocamento, se inalado exclusivamente por mais do que um breve período. O líquido comprimido de SF6 também pode ser perigoso, devido à baixa temperatura frio e à pressão extrema.
Aplicações
O gás SF6 é usado para prover um "cobertor" inerte ao redor de vários processos industriais. Isso é possível não só por ser inerte, mas também por ser denso, significando que ele fica no lugar sem movimentar ar. Ele também é usado para a insulação de transformadores. SF6 é usado para providenciar o elemento flúor durante a gravura em plasma de vários materiais, como metais, e para traçar o sistema de ventilação de saídas de ar.