Contente
Torquímetros ajustáveis podem aplicar uma quantidade específica de torque a um parafuso. Os parafusos que são apertados além de seu torque recomendado podem quebrar e causar danos à peça da maquinaria. Manter um torquímetro funcionando corretamente significa tê-lo calibrado para garantir um ajuste de torque preciso. Técnicos certificados costumam usar uma máquina para testar a configuração de torque. Um teste simples em casa utiliza itens que você já deve ter em sua oficina e um pouco de conhecimento de física.
Instruções
Torquímetros transmitem uma quantidade específica de tensão a um parafuso (torque wrench in box image by Christopher Dodge from Fotolia.com)-
Marque o centro da cabeça do torquímetro e o ponto onde exerce maior pressão. Anote a distância entre esses dois pontos como "distância 1".
-
Prenda a cabeça do torquímetro com o torno e pendure um peso de 9 kg ao braço. Mantenha o braço do torquímetro na posição horizontal ao chão, para obter uma leitura mais precisa.
-
Ajuste o peso ao longo do braço do torquímetro até que se leia 5,5 kgf-metro ou 34,5 kgf-centímetro. Marque este ponto uma vez que ele será a "distância 2".
-
Calcule a proporção da calibração dividindo a "distância 2" pela "distância 1".
-
Use a proporção da calibração multiplicando a tensão necessária dos parafusos pela proporção para obter a quantidade de torque que o torquímetro necessita. Esse procedimento garante a transmissão da quantidade correta de tensão.
Dicas
- Calibre o torquímetro uma vez por ano para mantê-lo funcionando perfeitamente.
- O torquímetro ajustável deve ser calibrado em sua parte central.
Aviso
- Apenas permita que o torquímetro estale cerca de quatro vezes, a fim de evitar danos a ele.
O que você precisa
- Marcador
- Fita métrica
- Torno
- Corda
- Peso de 9 kg
- Calculadora