Contente
Quando um motor elétrico entra em funcionamento, ele usa energia elétrica. Esse uso de energia é medido em watts ou amperes. A maioria dos aparelhos têm sua potência e amperagem impressos na embalagem, mas, se não tiver, é um processo simples calcular a potência a partir da tensão e corrente. Determinar a potência exige acesso a um multímetro digital e calculadora, bem como uma compreensão básica de matemática.
Instruções
Use um multímetro digital para calcular a potência (multimeter image by dinostock from Fotolia.com)-
Ajuste o multímetro para variação de tensão automática. Escolha AC ou DC, de acordo com a fonte de energia. Determine a tensão aplicada ao motor colocando a ponta de prova preta no terminal negativo (-) do motor e a ponta vermelha ao terminal positivo (+). Com o motor em execução, anote a leitura de tensão.
-
Desligue o motor e desconecte a fonte de energia. Ajuste o multímetro para variação de corrente automática. Remova o terminal de energia positivo do motor. Conecte as pontas do multímetro ao terminal do motor e à ponta do fio removido. Ligue a energia e deixe o motor em execução por alguns segundos. Anote a corrente mostrada no medidor.
-
Multiplique a tensão pela corrente para descobrir a potência. Por exemplo, se a tensão for 120 volts e a corrente 10 amperes, a potência é 120 vezes 10, ou 1.200 watts.
Dicas
- Tire várias leituras de corrente e, em seguida, calcule a média para obter resultados mais precisos.
- Os motores usam mais corrente na partida do que na execução, portanto espere alguns segundos após o motor dar partida antes de ler a corrente.
Aviso
- A tensão doméstica pode matar. A menos que você seja um profissional treinado, não meça tensões ou correntes. Contrate um eletricista qualificado para fazer isso.
O que você precisa
- Multímetro digital
- Calculadora
- Lápis e papel