Contente
O valor econômico adicionado (EVA, sigla em inglês) não é um princípio de contabilidade geralmente aceito. O EVA é uma medida de valor de um agente econômico, considerado uma estimativa do lucro econômico real de uma empresa. O EVA é marca registrada do seu inventor, Stern Stewart & Co. Geralmente, é utilizado pelos gerentes de alto escalão e consultores empresariais para medir o lucro da empresa. Essa medida, normalmente, não é incumbência dos contadores da empresa. Eles, geralmente, são aqueles que produzem os dados utilizados para calcular o EVA.
Instruções
-
Calcule o lucro antes de juros e tributos (EBIT, sigla em inglês). O EBIT equivale a todo o rendimento das vendas, menos as despesas de compras. Despesas como estoque, salários e publicidade são todos incluídos no cálculo. A fórmula para o EBIT é: o valor líquido das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos despesas administrativas e gerais de vendas, menos a depreciação.
-
Calcule o lucro operacional líquido depois do imposto (NOPAT, sigla em inglês). O NOPAT é apenas o EBIT menos os juros e os impostos. É um bom meio de se calcular o lucro de um acionista nominal, mas não é um cálculo de lucro de um agente econômico, que é calculado com o EVA. A fórmula para o NOPAT é: o EBIT, menos as despesas com juros, menos as despesas com impostos.
-
A diferença entre o EVA e o NOPAT reside no fato de que o EVA contabiliza o custo de capital. Tomar o custo de capital na contabilidade transforma o EVA em uma medida de valor econômico, ao invés de uma medida de valor nominal. O EVA equivale ao NOPAT menos o custo de capital.
Aviso
- O EVA é similar a outro medidor de desempenho chamado rendimento residual (RI, sigla em inglês). Ambos são similares, mas não são a mesma coisa. Cuidado para não confundi-los.