Contente
Limpeza dental é um procedimento onde o tártaro e a placa que se acumulam nos seus dentes ao longo do tempo são mecanicamente removidos. É um componente importante da higiene oral e é feito geralmente duas vezes por ano. Embora o processo normalmente não seja doloroso, ele às pode ocasionalmente causar desconfortos na mandíbula e inflamação das gengivas, pincipalmente se for necessário limpar uma raiz ou fazer a remoção de um cálculo dental. Nessas circuntâncias, o bochecho com água salgada poderá lhe fornecer um grande alívio.
Não se esqueça de cuidar da sua higiene oral (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
A Limpeza
Você deve procurar o seu dentista para fazer uma limpeza profissional nos seus dentes de seis em seis meses. Mesmo que eles pareçam estar limpos, é possível que existam placas se acumulando em superfícies que não ficam expostas. No consultório, uma variedade de instrumentos serão usados para raspar e polir os seus dentes, remover manchas que não são visíveis e ajudar a prevenir que cáries e doenças de gengiva se desenvolvam.
O bochecho
Para fazer o bochecho de água salgada, misture meia colher de chá de sal de mesa em uma xícara de água morna. Mexa até que o sal esteja completamente dissolvido. Transfira aproximadamente um quarto da solução para a sua boca e faça o bochecho por aproximadamente 30 segundos. Certifique-se de forçar a água para as áreas que estejam particularmente sensíveis. Cuspa a água na pia. Repita o processo até que o copo esteja vazio.
Variações
Caso você queira clarear os dentes ao mesmo tempo, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio à sua água. Compostos de bicarbonato, além de clarear os dentes, ajudam a aliviar a dor na linha da gengiva. Antioxidantes como alecrim e sálvia também podem ser colocados na mistura porque ajudam a neutralizar radicais livres, que podem causar danos ao tecido e inibir o processo de cura.
Como funciona
Após o processo de limpeza, os tecidos da cavidade oral podem inflamar e ficar machucados por danos mínimos causados pelo contato repetitivo com os instrumentos usados para remover o tártaro. Em resposta a isso, o corpo inicia o que é conhecido por "resposta inflamatória", alterando a permeabilidade de tecidos machucados com a intenção de proteger a área e manter os glóbulos brancos que lutam contra infecções em seu lugar. O resultado físico exterior é vermelhidão, dor e inchaço. A exposição ao sal absorve o excesso de água dos tecidos inflamados, reduzindo o seu desconforto físico no processo.
Aviso
Se após sete dias você ainda estiver enfrentando desconforto, ou se os sintomas mostrarem pouca ou nenhuma melhoria, fale com o seu dentista e marque outra consulta. É possível que você tenha uma infecção que precise de medicamentos prescritos.