Contente
As esponjas, encontradas principalmente em água salgada dos mares e oceanos, são alguns dos organismos multicelulares mais simples conhecidos pelo homem. Elas são organismos sésseis que se reproduzem assexuadamente e juntam-se às rochas. Elas também podem reformular seu plano corporal para melhor atender seu ambiente, mas seus corpos são normalmente feitos de ingestão de água e válvulas de saída, forradas com flagelos para a recolha de nutrientes.
Pensa-se que as esponjas do mar são melhores para a higiene humana, embora elas sejam drasticamente mais caras do que as esponjas artificiais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Filtração
As esponjas consomem bactérias e fitoplânctons através de suas válvulas de alimentação, e os excretam através de outras válvulas, convertendo efetivamente esses micro-organismos em nutrientes não-orgânicos, que são levados pelas correntes e absorvidos por plantas no mar, como algas, o que é necessário para alimentar muitos tipos da vida marinha.
Oxigênio
Algumas esponjas são hospedeiras ideais para fotossíntese de endossimbiontes, que cobrem a superfície das esponjas e fornecem uma relação mutuamente benéfica, ajudando a produzir cerca de três vezes a quantidade de oxigênio que a esponja hospedeira consome, além dos resíduos minerais que elas produzem. Desta forma, algumas esponjas são um benefício líquido para o ambiente, tornando-se produtoras de saúde do ecossistema.
Potencial medicinal
Devido à sua capacidade de absorver pequenos micro-organismos, muitas esponjas são carregadas com compostos bioativos e organismos que podem ser úteis para a ciência e a medicina. Longe de serem objetos de limpeza estéreis, as esponjas selvagens têm grande potencial para serem carregadas com todos os tipos de bactérias filtradas que podem ser úteis.
Uso humano
A imagem comum de uma esponja do mar é de uma esponja natural desinfetada e seca, utilizada para fins de higiene. Muitas pessoas acreditam que as esponjas do mar são melhores para a sua pele, mas o propósito original de usá-las era a gestão da menstruação, devido aos excelentes poderes de absorção delas.