Contente
O rock se instalou na música brasileira de uma forma tão orgânica e natural a ponto de virar um gênero musical idolatrado por fãs de todas as idades. Acompanhando as tendências musicais no mundo a partir dos anos 1950, quando o rock oficialmente surgiu, esse gênero fez grande sucesso com a Jovem Guarda e seus representantes, sobretudo nas vozes de Erasmo e Roberto Carlos. No início, o ritmo foi difundido essencialmente via traduções de hits norte-americanos. Demorou um tempo até que o estilo se tornasse maduro a ponto de sacudir a música brasileira.
O rock faz parte da história da música brasileira (Site Pas Un Autre)
Os Mutantes
O que seria da década de 1960 no Brasil sem Os Mutantes? O trio originalmente formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias despontou como um dos principais grupos da década. Influenciado pelos Beatles, o grupo conquistou o público brasileiro fiel ao adotar elementos musicias criativos como técnicas de feedback, truques de estúdio e distorções de guitarras. Entre as músicas de maior sucesso estão "A Minha Menina", "Baby" e "Panis Et Circencis". A banda suspendeu as atividades com a saída de Rita Lee. Há alguns anos, eles voltaram à ativa com Zélia Duncan nos vocais.
Legião Urbana
Considerada por muitos como a maior banda de rock da história do Brasil, a Legião Urbana marcou a melhor década do rock nacional: os anos 1980. Dezenas de bandas dominaram a cena de rock. Entre elas, ficaram famosos os conjuntos vindos de Brasília que expressavam um grito juvenil sufocado durante anos pela ditadura militar. A banda liderada por Renato Russo ficou conhecida pelas harmonias musicais simples e letras complexas. Músicas como "Que País É Este" e "Geração Coca-Cola" marcaram a ousadia juvenil ao criticar abertamente os rumos do País. Outras canções, como "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", se destacaram pela poesia e estrutura narrativa.
O rock de Brasília despontou na cena musical a partir dos anos 1980 (Site Catraca Livre)
Barão Vermelho
Uma das bandas mais influentes da história do rock brasileiro, o Barão Vermelho surgiu em 1981 ainda sem vocalista. Com a chegada de Cazuza aos vocais do grupo, o Barão lançou o primeiro disco em 1982. O sucesso veio depois de muito esforço e diversos shows pelo Brasil. Cazuza despontou como um poeta da juventude brasileira em letras como em "Todo Amor que Houver Nessa Vida" e "Pro Dia Nascer Feliz". Quando Cazuza decidiu sair da banda em busca de carreira solo, o Barão continuou com Frejat nas guitarras e vocais.
O Barão Vermelho marcou a geração dos anos 1980 (Blog O Povo)Os Paralamas do Sucesso
Um dos primeiros grupos a despontar nos anos 1980 era composto por um trio que ousou misturar rock com instrumentos de sopro e ritmos como reggae, pop e ska. Tudo começou com uma amizade de infância entre Hebert Vianna e Bi Ribeiro, quando ainda moravam em Brasília. Já no Rio, a dupla se juntou com o baterista Vital (depois substituído por João Barone). A fama veio em seguida com uma série de canções como "Óculos" e "Meu Erro", que marcaram a geração dos anos 1980. Mesmo após um acidente com um ultraleve em 2001, Hebert Vianna conseguiu voltar aos palcos, e a banda se mantém ativa até hoje.
Mesmo depois de um acidente com um ultraleve que o deixou paraplégico, Hebert Vianna conseguiu voltar aos palcos (Divulgação)