Contente
É um prazer ouvir seus alunos darem respostas bem articuladas para as solicitações feitas em sala de aula, mas desenvolver essa habilidade requer prática. Você pode aumentar a capacidade de linguagem expressiva deles, oferecendo oportunidades frequentes para verbalizar pensamentos, sentimentos e interesses. Tanto a escola quanto a vida dependem fortemente da linguagem expressiva. Ao desenvolvê-la, você estará preparando seus alunos para o sucesso.
Aprender a articular pensamentos e sensações é uma habilidade importante (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Resposta à leitura
Uma das maneiras mais acessíveis para melhorar a linguagem expressiva é através da resposta à leitura em sala de aula. Isto pode assumir muitas formas. Leia parte de uma história em voz alta, parando para pedir a seus alunos que reflitam e respondam às perguntas, começando com quem, o quê, onde, por quê e como. Incentive-os a formar opiniões. Peça que eles recontem uma história, focando-se em componentes como enredo, personagens e cenário. As crianças mais jovens gostam de recontar uma história com fantoches ou através de pequenas peças.
Expansão e elaboração
Durante todo o dia, fortaleça as habilidades de linguagem expressiva dos alunos com duas técnicas simples conhecidas como "expansão" e "elaboração". A expansão é a prática de pegar a frase incorreta de uma criança e pronunciá-la de volta como uma sentença adequadamente formada. Por exemplo, quando uma criança diz: "Eu num vou terminar isso agora", você responde: "Oh, você não vai terminar isso?" A elaboração lhe pede para refletir de volta uma frase devidamente formada, preenchendo-a com informações adicionais. Nesta situação, você pode responder: "Ah, você não vai terminar isso? Parece uma boa ideia, você terá tempo para trabalhar com isso mais tarde".
Dando orientações
Dar orientações é mais uma oportunidade de fala para desenvolver habilidades de linguagem expressiva. Peça que os alunos deem orientações para jogar um jogo no intervalo, resolver um problema de matemática ou realizar uma rotina de sala de aula comum, como se preparar para o almoço. Seu objetivo é fazer com que os alunos se sintam confortáveis com a expressão verbal. Para uma abordagem humorística, pegue um pão não fatiado, uma faca e um pote de manteiga de amendoim. Peça que os alunos deem orientações sobre como fazer um sanduíche de manteiga de amendoim, e faça exatamente o que eles disserem. Se eles orientarem a cortar o pão ao meio, faça.
Contando histórias
Arranje tempo para contar histórias imaginativas. A natureza aberta da atividade tira a pressão do aluno de fornecer a resposta correta, invoca sua expressão de humor e proporciona um tempo para cada criança falar. Uma abordagem é dar a cada aluno pequenos objetos ou imagens (animais, pessoas e objetos naturais) e usá-los em uma história improvisada. Você começa a história com algo como: "Ontem a noite eu tive um sonho estranho sobre um dinossauro", e pede para cada aluno adicionar à história uma frase que contenha seu objeto.