Contente
Staphylococcus aureus, ou staph, é uma infecção comum em cães. Os sintomas incluem pele vermelha e irritada, normalmente na região abdominal. Os cães com essa doença sofrem de perda de pelo, lesões na pele e, frequentemente, ela apresenta desenvolvimento de crostas ou escamas. Febre e feridas abertas nas pernas do cão indicam uma infecção severa. Fadiga também deve ocorrer. Infecções por staph requerem uma consulta veterinária, que deverá prescrever antibióticos orais, assim como xampus e pomadas.
Antibióticos normalmente curam a infecção por staph canina dentro de seis semanas (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)
Antibióticos orais
O veterinário irá prescrever um antibiótico oral para tratar a infecção por staph. Eritromicina, amoxicilina e dicloxacilina são antibióticos genéricos comumente usados para tratar a infecção, de acordo com "Pawprints and Purrs". Administre a medicação conforme prescrito. O tratamento deve durar seis semanas ou mais.
Xampus antibióticos
É importante que a pele do cão seja curada o mais rápido possível. Xampus antibióticos contendo peróxido de benzoíla, clorexidina, ou outros ingredientes medicinais promovem a cura e previnem mais coceira a pele irritada. Banhos frequentes irão ajudar na recuperação rápida.
Pomadas
O veterinário deve prescrever também uma pomada para administrar na pele do animal para minimizar a coceira e acelerar a cura. Aplique a pomada em todas as áreas afetadas, conforme orientação do veterinário; o abdômen é a área mais frequentemente afetada, embora tumores de pele e lesões possam aparecer nas pernas em casos severos.
Tratando a alergia ao staph
Os cães podem sofrer de alergia ao staph, ou hipersensibilidade ao staph, que requer cuidado adicional. Um cão que sofre de hipersensibilidade não se curará tão rápido quanto um cão sofrendo com uma infecção por staph regular, então injeções diárias de antibióticos podem ser necessárias. O veterinário dará as instruções e pedirá que administre as injeções você mesmo, de acordo com "Pawprints and Purrs".