Contente
Antenas UHF são uteis em áreas sem serviço de satélite ou cabo, desde que a recepção de televisão seja possível. Foi-se o tempo em que simples cabides eram suficientes para a mágica do faça-você-mesmo. Com sinais de televisão digital, um método um pouco mais complexo é necessário. Mais avançados que um simples cabide de arame, há vários métodos de fazer uma antena UHF, que podem captar sinais aberto e até mesmo de alta definição onde acessíveis.
Objetos podem se transformar em antenas de televisão
Materiais
A maioria das antenas UHF caseiras pode ser feita a partir de um cabide. Apenas modifique-o para receber os sinais digitais de sua área. Quanto mais avançado o projeto for, mais cabides serão necessários. Também se deve providenciar algo para sustentar a antena. Cano de PVC é uma boa alternativa, material resistente, fácil de ser trabalhado e ideal para variações climáticas, caso esteja projetando uma antena externa. Para modelos internos, madeira pode ser um bom material de sustentação. Madeira compensada é barata e facilmente encontrada em qualquer loja do gênero. Será preciso de um conector para a antena. Um Balun de 300 Ohm/75, encontrado em lojas de eletrônicos, fornece conexão com cabos coaxiais e comuns.
Modelo
Seu modelo de antena deve ser feito para frequências de canais de televisão que deseja o sinal. Diferentes modelos são capazes de captar diversos tipos de sinais. Descubra suas frequências locais usando um localizador de canais, como o do site da SiliconDust (veja referências).
Pode-se criar uma simples antena interna com um pouco mais de um cabide circular e um conector Balun (um transformador VHF/UHF que converte o sinal de televisão para um aceitável pelo aparelho) conhecida com uma antena de gancho. Para sinal digital, opte pelo modelo Gray-Hoberman, que é um pouco mais complexo.
Antena de gancho
Para fazer uma antena da gancho, corte um cabide de metal e molde-o como um círculo. Solde o Balun à extremidade do cabide e conecte a um cabo coaxial. Ligue então o cabo até a televisão. A antena é multidirecional, o que significa que pode pegar transmissões de qualquer lugar com sinal forte o bastante para ser captado. Após conectar à televisão, movimente a antena pelo ambiente até encontrar a posição com o melhor sinal. Providencie uma maneira de fixá-la a esse local.
Antena Gray-Hoverman
A antena Gray-Hoverman é um pouco mais complexa de ser feita, mas esquemas estão disponíveis na internet (veja nas referências). O modelo utiliza duas linhas de arame em "V" paralelas saindo do centro da montagem, que são conectados por mais dois arames e que conecta todos. As partes conectadas formam o corpo da antena montada sobre PVC ou madeira. O modelo Hoverman pode captar sinais de quase 100 km, sem precisar de estrutura externa. E é muito mais barata que modelos de televisão digital encontrados em lojas. Como a antena de gancho, a Hoverman é também multidirecional.