Contente
- Anemia falciforme
- Hereditariedade
- Traços dominantes
- Traços recessivos
- Hereditariedade da anemia falciforme
Anemia falciforme é uma doença na qual é produzida uma hemoglobina anormal, mudando a estrutura dos glóbulos vermelhos. Os humanos herdam um conjunto de cromossomos do pai e um da mãe. Traços dominantes requerem que apenas um dos pais passe o gene do traço. Os recessivos requerem que o gene seja recebido de ambos. A anemia falciforme é um traço recessivo. Pessoas com apenas uma cópia do gene são chamadas de portadoras.
Glóbulos vermelhos normais (CDC Public Health Image Library)
Anemia falciforme
Anemia falciforme é uma doença na qual a pessoa produz uma hemoglobina anormal. Essa hemoglobina muda a forma dos glóbulos vermelhos normais, que é arredondada, para a forma de uma foice (ou um "C"). As células com essa hemoglobina alterada (chamada de hemoglobina S) não transitam pelas as veias e artérias tão bem quanto as células normais, o que leva às complicações observadas em pacientes com anemia falciforme. Anemia falciforme não é fatal; pessoas com essa doença resistem a infecções parasitárias, como a malária.
Hereditariedade
Humanos têm 23 pares de cromossomos, que são pacotes de DNA. Cada cromossomo possui genes diferentes, ou sequências de DNA, que guiam o corpo na produção de tudo, desde hemoglobina até cabelo loiro ou castanho. Humanos recebem um conjunto de 23 cromossomos do pai e outro da mãe. É por isso que temos traços misturados, como a cor dos olhos, a altura, que são traços herdados dos pais.
Traços dominantes
Cada traço herdado está alocado em genes, e esses genes estão pareados em nossos cromossomos. Alguns traços são considerados dominantes quando a presença de apenas um gene for suficiente para o traço ser expresso. Por exemplo, olhos castanhos são dominantes sobre olhos azuis, então apenas um dos pais precisa passar o gene para a criança ter olhos castanhos, mesmo se o outro tiver olhos azuis.
Traços recessivos
Traços recessivos requerem duas cópias iguais do gene para que a característica seja herdada. No exemplo acima, olhos azuis são recessivos. Como resultado, ambos os pais precisam passar o gene para olho azul, possibilitando que a criança tenha essa característica. Quando se trata da anemia falciforme, o gene para a hemoglobina S é recessivo.
Hereditariedade da anemia falciforme
Se apenas um dos pais tem o gene para anemia falciforme, a criança que o herdar vai ser uma portadora. Portadores vivem vidas normais sem anemia. Entretanto, podem passar o traço para seus filhos. Se ambos os pais passarem o gene da anemia falciforme, a criança que os receber terá a doença.
Características possíveis dos filhos de duas pessoas com apenas uma cópia do gene para anemia falciforme