Contente
O seu tórax é composto por 12 costelas, com músculos e tendões entre cada costela. Se você pratica um esporte de contato ou teve algum trauma no tronco, como após um acidente de carro, você poderá sofrer dores em suas costelas lesionadas. Isso significa que o tecido ao redor das costelas foi ferido, mas os ossos não estão rachados ou fraturados. Os sintomas da costela lesionada incluem dor abdominal ou no peito que piora quando você espirra, respira profundamente ou tosse muito. Se você estiver passando por isso, existem métodos para lidar com a dor, enquanto seu corpo se recupera.
Instruções
-
Enrole as costelas afetadas com uma bandagem de compressão ou um reforço para costelas - produto semelhante a uma manga de tecido - para se ajustar ao redor do tronco e apoiar as costelas. Isso pode ajudar a manter os tecidos moles no lugar e restringir movimentos bruscos que contribuam para a dor. Estes produtos podem ser comprados na maioria das farmácias e hipermercados. Não enrole o curativo com muita força para não interromper a circulação.
-
Coloque gelo em suas costelas afetadas. Você pode comprar um saco de gelo ou criar o seu próprio colocando cubos de gelo em um saco plástico e cobrindo o saco com uma toalha de mão. Aplique gelo na área por 10 a 15 minutos. Isso ajuda a aliviar a inflamação e a dor.
-
Tome um analgésico como paracetamol ou ibuprofeno. Estes medicamentos ajudam a reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos e aliviar a dor, enquanto você cura as suas costelas. Use somente como recomendado para evitar danos ao seu estômago.
-
Limite o máximo possível seus movimentos, especialmente movimentos de torção ou elevação. Embora possa ser frustrante permanecer sedentário, fazendo isso você evita esticar e estirar as suas costelas, o que pode piorar a lesão. Ocasionalmente, você deve executar exercícios como apontar e flexionar o pé para manter a boa circulação de suas extremidades, enquanto você descansa.
-
Aumente sua ingestão de líquidos e alimentos ricos em fibras como legumes, frutas e cereais integrais. A constipação é um efeito colateral comum de ser sedentário enquanto você se recupera de uma costela lesionada. Ao manter um sistema digestivo saudável, você pode reduzir a dor abdominal causada pela costela lesionada.
Dicas
- Se a sua dor na costela lesionada não responde a medicamentos, seu médico pode prescrever um analgésico mais forte ou recomendar uma injeção de anestesia para a área afetada. Como costelas lesionadas podem afetar como você respira, a injeção pode ser necessária em alguns casos.
O que você precisa
- Bandagem para compressão
- Saco de gelo
- Analgésico