Contente
A maioria dos alimentos processados contém ou soja ou laticínios, ou ambos. Geralmente, esses ingredientes têm nomes que não revelam à primeira vista que se trata de soja ou laticínios, como caseína, proteína vegetal texturizada ou glutamato monossódico (MSG). Se você é alérgico a milho ou soja, o melhor é preparar suas próprias refeições o máximo possível em casa, usando ingredientes frescos, não-processados. Essa abordagem lhe dá a vantagem de saber em primeira mão exatamente o que está contido em sua comida.
Alimentos frescos são mais saudáveis (Comstock/Comstock/Getty Images)
Frutas e vegetais frescos
Vegetais frescos não contêm soja ou laticínios, sendo a única exceção o edamame, ou as vagens da soja. Se você evitar o edamame e escolher outras frutas e vegetais, descobrirá uma vasta variedade de alimentos dentre os quais escolher, que não contêm soja ou laticínios. Prepare saladas com vegetais frescos, usando um molho simples à base de azeite de oliva e vinagre, ou cozinhe-os levemente no vapor até que fiquem macios. Cozinhe frutas em uma pequena quantidade de suco, sem aditivos ou conservantes, com apenas um pouco de adoçante, e então espesse-o com um pouco de farinha de arroz, criando uma compota simples e saborosa.
Carnes
A carne de animais criados ao ar livre, aves e peixe, não contém soja nem laticínios. Apesar de vários produtores de carne que mantêm o gado em um sistema de confinamento alimentarem vacas, aves e bois com soja, não existe evidência que comprove que comer a carne de um animal que se alimentou de soja vá causar uma alergia. Entretanto, se essa for uma preocupação para você, compre carne de um produtor local, com o qual você possa conversar diretamente e certificar-se de que o animal cuja carne você está comprando não comeu soja. Evite temperar sua carne com molho de soja ou molho inglês, pois ambos contêm soja.
Grãos integrais
Grãos integrais e refinados não contêm laticínios nem soja, porque são alimentos simples, que consistem em apenas um ingrediente. O arroz branco ou integral, cevada, grãos de trigo, quinoa e polenta são exemplos de grãos que você pode comer sem problemas, caso esteja evitando soja e laticínios, especialmente se você mesmo prepará-los.
Cozinhe arroz branco ou integral, cevada, grãos de trigo ou quinoa em uma panela coberta, com um volume de água duas vezes maior que a de grãos secos, até que eles absorvam todo o líquido.
Cozinhe polenta em três partes de água para uma parte de polenta. Adicione um pouco de azeite de oliva e sal à água, e então leve ao fogo para ferver, mexendo constantemente, até engrossar. Várias pessoas gostam de adicionar queijo à sua polenta, mas você pode preparar uma versão saborosa sem laticínios, com um mínimo de esforço.