Contente
Comer os alimentos errados podem prejudicar ainda mais a diverticulite. Esta doença ocorre quando as bolsas intestinais, que podem se formar em pessoas com mais de 40 anos, se infeccionam. Para evitar hemorragias, inflamações, pequenas rupturas e bloqueio do cólon característicos da doença, é importante manter-se longe de alimentos que a agravam.
A diverticulite é uma inflamação nos divertículos do intestino (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Tenha um diário
Segundo o site "Diverticulitis Diet Info", alimentos que desencadeiam os sintomas variam de pessoa para pessoa, e por isso, mantenha um diário alimentar para ajudar na identificação dos fatores agravantes.
Nozes e sementes
Nozes e sementes, especialmente as com casca, podem irritar a mucosa do cólon. Isto pode causar o desenvolvimento de divertículos, as bolsas ou pontos fracos dentro da mucosa do cólon.
Milho
A pipoca, especialmente, pode agravar a diverticulite. Produtos de milho e até mesmo a farinha de milho podem irritar a mucosa do cólon. Se estes produtos desencadeiam as crises, evite-os, se possível.
Comidas picantes
Pimentas e outros alimentos picantes são conhecidos por irritar a mucosa do cólon dos portadores de diverticulite, segundo o site "Diverticulitis Diet Info".
Coma mais fibras
O site "The National Digestive Diseases Information Clearinghouse" relata que não foi comprovado cientificamente que evitar alimentos específicos ajuda as pessoas com diverticulite. A dieta deve ser adaptada para a pessoa, evitando alimentos que provocam suas crises e aumentando a ingestão de fibras.