Contente
Quanto tempo uma pessoa pode viver com câncer ósseo? (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
Condições
Ao discutir as taxas de sobrevivência de câncer ósseo, o termo "capacidade de sobrevivência de cinco anos" simplesmente significa que o paciente ainda estava vivo cinco anos após o diagnóstico inicial da doença. Nesse ponto de cinco anos, o paciente pode ser curado, ter controlado o câncer com quimioterapia ou ainda estar em fase de tratamento. Além disso, um dos maiores fatores para o tratamento de câncer ósseo é se este foi localizado ainda contido dentro do osso, ou se espalhou-se para além e tornando-se regional.
Sobrevivência
Outros fatores na letalidade do câncer ósseo são o tamanho e local do câncer, a quantidade de tempo que o paciente está infectado, sua saúde geral e o grau e fase do câncer. Cânceres de baixo grau são mais fáceis de curar, como aqueles em estágios iniciais. Por exemplo, na fase 1A, quando ainda é localizado, a maioria dos pacientes que são tratados vivem por cinco anos. Da mesma forma, com a fase 1B cerca de 95% têm a capacidade de sobrevivência de cinco anos. A taxa de sucesso também depende fortemente de quanto do câncer a cirurgia pode remover e o sucesso da quimioterapia no seu controle. Se ele tenha se tornado regional e está na fase 2A, cerca de 60% atingem a capacidade de sobrevivência de cinco anos, e na fase 2B, esse número cai para 40%.
Tipos
A taxa de sobrevivência também depende do tipo de câncer ósseo. Por exemplo, o sarcoma de Ewing é tratável, especialmente nos jovens. O osteossarcoma é muito mais tratável quando é localizado, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de até 55%. Se ele tiver espalhado, a taxa cai para cerca de 10%.