Contente
Os mirtilos podem ser usados para fazer um vinho aromático e seco de primeira qualidade, saboroso e com uma intensa cor roxa. A bebida combina bem com pratos de carne vermelha, carneiro, porco, massa e queijos de sabor intenso, como o azul. Sua preparação em casa é fácil.
Instruções
Cesta com mirtilos (Alexandra Grablewski/Digital Vision/Getty Images)-
Leve uma panela ao fogo com 4 L de água, até ferver. Lave 1 kg de mirtilos e amasse-os em uma vasilha grande. Amasse apenas até romper a casca, mas sem transformar as frutas em líquido.
-
Despeje os mirtilos amassados em um recipiente para fermentação com capacidade de 25 a 40 L, que pode ser de plástico ou de aço inoxidável.
-
Adicione 450 g de passas, 900 g de açúcar, duas colheres de chá de mistura ácida (uma mistura de ácidos cítrico, tartárico e málico, usada para acidificar vinhos caseiros), meia colher de chá de facilitador de fermentação e um tablete de Campden esmigalhado.
-
Adicione meia colher de chá de enzima péctica à mistura. Essa enzima é um produto natural que ajuda a quebrar as moléculas das frutas e evita a formação de películas turvas originadas pela pectina em vinhos. Adicione a água fervente à mistura e mexa bem para dissolver o açúcar.
-
Deixe a mistura esfriar até cerca de 21 °C. Então adicione fermento para vinho e cubra com um tecido leve e limpo. Mexa o líquido diariamente por uma semana.
-
Coe a polpa e transfira o líquido para outro recipiente de fermentação. Use um recipiente de vidro para que possa ver a clareza do vinho.
-
Filtre o vinho em três semanas e depois de dois meses. Quando estiver claro, filtre-o novamente e então engarrafe.
Dicas
- Deixe o vinho envelhecer por no mínimo um ano antes de abri-lo.
O que você precisa
- Mirtilos
- Açúcar granulado
- Passas
- Mistura ácida
- Facilitador de fermentação
- 1 tablete de Campden
- Enzima péctica
- Água
- Levedura de vinho