Contente
O aroma e o tempero picante do gengibre fresco fazem dele um vegetal ideal para uso culinário, como guarnição ou em marinadas. O gengibre é conhecido pela sua habilidade de aliviar o trato intestinal, ajudando a eliminar gases, bem como por suas propriedade anti-inflamatórias e de melhora da imunidade. Ao escolher raízes de gengibre no mercado, selecione as que estão lisas e firmes, sem sinais de mofo. Se você já possui gengibre em casa, cheque se ainda está fresco antes de usar, com algumas dicas simples.
Instruções
O gengibre é frequentemente usado na medicina e culinária oriental (Blue Jean Images/Digital Vision/Getty Images)-
Segure a raiz de gengibre na mão. Ela deve estar pesada, significando que ainda há muito "suco" no interior, indicando um gengibre fresco e saudável. Se o gengibre estiver leve para seu tamanho, é um sinal de ele pode estar começando a secar, o que significa que já passou da época ideal para uso. O gengibre fresco deve também estar firme ao toque, se ele tiver alguma parte mole, não use-o.
-
Olhe para a pele do gengibre. O gengibre fresco possui um pele lisa, sem rugas. Gengibre velho parece enrugado e amassado, e pode conter pontos de mofo branco. Pele marrom clara é um bom indício de que o gengibre está fresco, enquanto pele escura ou contendo partes descoradas significa que não está fresco.
-
Cheire o gengibre, se estiver fresco irá exalar um aroma característico. Gengibre velho não possui esse cheiro. Se o gengibre exalar qualquer odor que não seja o seu próprio, definitivamente não está fresco e deve ser descartado.
Dicas
- Gengibre fresco pode ser armazenado em geladeira por até três semanas e até seis meses no congelador, corretamente embalado em plástico.
- Mesmo se uma parte do gengibre está com mofo ou mole, a outra parte pode estar adequada ao uso. Se esse for o caso, corte a parte estragada e cheque o resto antes de consumir.
Aviso
- Não descasque o gengibre muito antes do uso, ou ele irá secar e perder umidade rapidamente.