Contente
- O peixe-palhaço
- Imunidade às picadas da anêmona
- Capacidade de mudar de sexo
- Os machos criam peixes jovens
Adaptações são características comuns que um certo grupo ou espécie compartilha, que lhes fornece alguma função aprimorada. Os peixes-palhaço, popularizados pelo personagem do filme "Procurando Nemo", são especiais por causa das muitas adaptações que eles possuem para sobreviver em seus habitats.
Uma adaptação original do peixe-palhaço é a capacidade de se esconder dentro de anêmonas-do-mar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
O peixe-palhaço
Esses peixes são comuns de águas tépidas, geralmente encontradas no Pacífico e Indo-Pacífico. Eles são reconhecidos pela coloração, que varia do amarelo ao marrom, com listras brancas e pretas. Esses peixes são conhecidos por viverem entre anêmonas-do-mar. Eles são muito territoriais e vão lutar agressivamente para defender seus domínios. A habilidade do peixe-palhaço para viver entre as anêmonas, normalmente perigosas, é uma das várias adaptações.
Imunidade às picadas da anêmona
Os peixes-palhaço evoluíram para serem imunes às picadas da anêmona-do-mar que têm tentáculos pungentes usados para chocar e matar os peixes que se alimentam delas. Já que esses peixes não são prejudicados pelos tentáculos, eles são capazes de se esconder na anêmona, ficando protegidos dos predadores. Além disso, eles são capazes de se alimentar com as sobras dos peixes que as anêmonas matam. A relação entre essas duas espécies é mutuamente benéfica; o peixe-palhaço mantém a anêmona limpa e saudável, alimentando-se de seus tentáculos mortos.
Capacidade de mudar de sexo
O peixe-palhaço é único entre os peixes por causa da sua capacidade de mudar de sexo. Como as abelhas, eles têm uma hierarquia rígida em seus grupos. No topo dela está a fêmea reprodutora, seguida do macho de reprodução e, em seguida, todos os outros peixes menores. No caso de a fêmea ser removida, a hierarquia fica desbalanceada, então o macho reprodutor muda de sexo e escolhe um companheiro entre os outros peixes.
Os machos criam peixes jovens
Em apenas algumas espécies raras, principalmente aquáticas, os machos protegem aos peixes mais novos. Os cavalos-marinhos, como os peixes-palhaço, apresentam esse comportamento. Isso é por causa da hierarquia de acasalamento, onde todos os peixes, exceto a fêmea de reprodução, são do sexo masculino. O casal que colocou os ovos vigia por três a cinco dias e, depois, os machos atendem os ovos eclodidos e cuidam dos peixes recém-nascidos.