Contente
O termo "politicamente correto" é geralmente usado em um contexto negativo, mas termos politicamente corretos são para mostrar respeito a pessoas se referindo a elas da maneira que elas gostariam. Determinar os termos politicamente corretos para as pessoas com deficiência mental pode ser desafiador, já que retardado, idiota e débil mental, além de muitos outros termos usados no passado para se referir a elas, também são usados como insultos. Demostre seus valores antigos de respeito e propriedade usando uma linguagem politicamente correta.
termos politicamente corretos são para mostrar respeito a pessoas se referindo a elas da maneira que elas gostariam (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Pessoas com retardo mental
Em certos contextos, "retardo mental" é um termo apropriado. Isso se refere a pessoas com QI igual ou menor do que 70, baixa habilidade de se adaptar e um começo da condição antes dos 18 anos. Em muitos casos, entretanto, o termo não é aconselhado por não incluir pessoas que sofreram de danos cerebrais posteriormente na vida ou que têm tipos específicos de deficiências mentais, como afasia. É também fonte da palavra pejorativa "retardado", e pode ser ofensivo. Usar a palavra especificamente em contextos sociais apropriados determina se isso será visto como correto.
Pessoas com problemas mentais
"Pessoas com problemas mentais" é uma boa alternativa no lugar de "retardo mental", já que não é ligada a termos pejorativos. Também cobre condições sobre autismo e paralisia cerebral, que não necessariamente envolvem QI baixo. Como a expressão "retardo mental", entretanto, esse termo cobre somente pessoas com uma condição prematura que leve à deficiência. Alguém que, por exemplo, sofreu um acidente de carro e teve um trauma craniano não é uma pessoa com problemas mentais.
Deficientes mentais
"Deficiente" se tornou uma palavra preferível à expressão "pessoa com problemas mentais", e deficiente mental é um termo politicamente correto para pessoas com incapacidades. Outros termos como mentalmente desfavorecidos ou pessoa com incapacidade mental também têm seu uso, e nenhuma palavra descreve perfeitamente todas as pessoas com problemas mentais, mas deficiente mental é quase sempre um termo geral, respeitoso e politicamente correto.
Nome da condição
Se você sabe o nome da condição de uma pessoa em particular, usar o nome do termo é politicamente correto. Síndrome de down, autismo, síndrome de Williams, afasia e outras condições têm características distintas que afetam o funcionamento da mente em maneiras diferentes. Demonstrar conhecimento sobre isso usando o temo apropriado para uma condição particular mostra uma atitude respeitosa e politicamente correta.