Contente
- O que acontece com a endometriose?
- Endometriose ciática
- Dor pélvica
- Dor na perna
- Dor no quadril e limitações
- Tratamento
Endometriose é uma condição na qual o revestimento menstrual do útero se implanta em outras áreas externas a ele. Esse revestimento pode se aderir aos órgãos internos ou nervos, como o nervo ciático, causando dores intensas.
O que acontece com a endometriose?
Endometriose é uma condição na qual o revestimento menstrual do útero se implanta em outras áreas externas a ele. Quando implantado em outra área, o revestimento continua sua função, que é sangrar juntamente às outras células menstruais durante o processo do fluxo menstrual. Isso causa uma acentuada pressão e dor nas áreas afetadas.
Endometriose ciática
Quando o revestimento se implanta sobre o nervo ciático, pode causar uma condição parecida com a ciática, chamada endometriose ciática. Ciática é a irritação do nervo ciático causada pela hérnia de disco. A endometriose pode conter os mesmos sintomas.
Dor pélvica
O sintoma principal e mais comum da endometriose ciática é a dor pélvica. Enquanto o revestimento sangra, aumenta a pressão e causa dor.
Dor na perna
As mulheres que sofrem de endometriose ciática podem sentir dor na perna, pois a endometriose irrita o nervo ciático. Visto que o nervo ciático se estende por toda a perna, a endometriose ciática pode se apresentar como dor nessa região.
Dor no quadril e limitações
A endometriose ciática também pode causar dor no quadril. Quando ela o afeta, pode irritar sua articulação, bem como limitar seus movimentos, já que se adere aos seus ligamentos. Isso pode causar dor e flacidez na articulação do quadril.
Tratamento
Se a dor for severa, você pode recorrer a uma cirurgia para remover a endometriose, aliviando a dor. Caso contrário, a endometriose ciática pode ser tratada com remédios prescritos.