Contente
Periquitos perdem suas penas antigas para que novas cresçam no lugar. Periquitos de estimação parecem passar por isso continuamente por viverem em ambientes de temperatura regulada, de acordo com o livro “Parakeets: Your Happy Healthy Pet.” Mas mesmo os animais de estimação tendem a trocar a maioria das suas penas apenas uma vez por ano. A troca saudável de penas é bem diferente da doença conhecida como Muda francesa.
Periquitos mudam de penas todo ano (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Perda de penas
Periquitos em fase de troca perdem penas inteiras, que podem ser vistas no fundo da gaiola. Penas do rabo tendem a ser as primeiras a cair. Agulhetas as substituem. Elas lembram pequenos tubos, como aqueles nas pontas dos cadarços. Mas em periquitos, as agulhetas são hastes para as penas novas. Feitas de queratina -- o mesmo material que suas garras e bicos -- as agulhetas protegem as penas novas. Apesar disso, periquitos que estejam trocando de penas nunca devem apresentar cabeças carecas, de acordo com o livro “Parakeets for Dummies.”
Comportamento imprevisível
O crescimento de novas penas causa coceira. Periquitos que estejam passando pelo processo são normalmente incapazes de alcançar todos os lugares onde coça, e geralmente importuna as pessoas ao redor por causa da coceira. Entretanto, sua pele sensível deixa os animais mais irritadiços e com tendencia a morder. Periquitos que vivem em pequenos bandos ou pares podem evitar o contato humano e preferem serem coçados por outros periquitos.
Bater das asas
Periquitos que estejam trocando de penas batem suas asas mais do que o normal, independente das suas asas estarem cortadas ou não. O bater vigoroso das asas ajuda a remover as penas velhas e ajuda também a promover a circulação do sangue para as penas novas, além de ajudar a estimular seu crescimento. Como eles precisam bater as suas asas durante a troca e para encorajá-las a se exercitarem, é recomendado que as suas gaiolas sejam as maiores possível, de acordo com o “Parakeets for Dummies.”
Avisos
Periquitos que apresentarem pontos carecas podem estar infectado com o vírus polioma ou pela Muda francesa. Isso afeta principalmente filhotes de periquito que passam pela troca de penas aos 5 ou 6 meses de idade e é potencialmente fatal. Animais afetados normalmente perdem as penas das asas antes. Todas as penas das asas caem exceto por duas que são muito longas e que ficam na parte externas. As penas do corpo também caem. Pontos de sangue seco mancham a cabeça careca. Essas gotas de sangue são das penas que caem. As agulhetas crescem muito mal e não conseguem suportar penas novas. Eventualmente, o pássaro morre se não houver um tratamento veterinário adequado e suplementos alimentares. Apenas um veterinário pode diagnosticar a Muda francesa.