Contente
Os violonistas geralmente ficam em dúvida quando se deparam com uma misteriosa expressão "sus" no acorde em um livro de cifras. Por exemplo, enquanto estão tocando uma música de tom D (ré) maior, um acorde estranho como Dsus2 ou Dsus4 aparece. Para entender e tocar os acordes "sus" é muito simples. Muitos violonistas que tocam de ouvido já tocaram esse acorde várias vezes sem nem ter percebido.
Os acordes "sus" são frequentemente utilizados em músicas folk (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Acordes maiores
Para entender a ideia de um acorde "sus", você deve ter uma boa compreensão sobre escalas e acordes maiores. Os acordes são construídos a partir de notas de uma escala particular, portanto os acordes maiores são construções derivadas de escalas maiores. A escala do acorde C (dó) maior é C (1), D (2), E (3), F (4), G (5), A (6), B (7) e C (8). O segundo C é uma oitava acima do primeiro C. Um acorde maior é construído pela nota base, a terceira e a quinta. A escala maior do acorde C é C, E (mi) e G (sol).
Acordes "sus"
A expressão "sus" é uma abreviação para "suspenso", indicando o sentido de suspensão ou tensão. Um acorde "sus" cria um sentimento de tensão que deixa o ouvinte esperando para escutar uma resolução. O acorde é construído aumentando meio tom da terceira nota do acorde ou diminuindo um tom dessa terceira nota. Em outras palavras, a quarta nota substitui a terceira, fazendo o acorde "sus4", ou a segunda nota substitui a terceira, resultando no acorde "sus2". Por exemplo, no acorde Csus4 as notas serão C, F (fá) e G, com o fá substituindo o mi. Já o acorde Csus2 as notas serão C, D e G, com o ré substituindo o mi.