Contente
Brigar é comum nessa espécie, principalmente quando um membros do grupo está tentando estabelecer certa dominância sobre outro. Muitos donos de cavalos não querem que seus cavalos briguem entre si, pois isso pode envolver chutes, mordidas e lesões potenciais. Em casos severos ou com cavalos especialmente agressivos, essa briga pode levar até mesmo a morte. Repreender seu cavalo por brigar não é garantia de que esse comportamento irá cessar por completo.
Instruções
Brigar pode rapidamente se transformar em uma luta perigosa (ChinaFotoPress/Getty Images News/Getty Images)-
Grite a palavra "não" para o cavalo, tentando chamar sua atenção. Grite bem alto e com bastante firmeza. Seu objetivo é fazer com que o cavalo pare o que estiver fazendo e preste atenção em você. Você não deve se aproximar de um cavalo brigando com outro, pois ele pesa muito mais e você correrá o risco de se machucar.
-
Molhe os cavalos com uma mangueira ou jogue água neles caso não se separem imediatamente após você gritar. A coisa mais importante nesse momento é separar os animais sem causar danos a eles nem se machucar no processo.
-
Retire o cavalo agitado do pasto imediatamente. Você deve remover o animal mais agressivo, pois os outros cavalos podem virar alvo dela rapidamente.
-
Coloque-o sozinho em um estábulo. Não alimente o cavalo imediatamente após deixá-lo no estábulo, pois ele pode entender a comida como uma recompensa por seu comportamento. Verifique se o animal está machucado em algum lugar e trate o que for necessário.
Dicas
- Não bata em seu cavalo, principalmente se ele já estiver se comportando de forma agressiva. Seu comportamento pode ser encarado como uma ameaça e o animal poderá atacar você.
- Se ele persistir, determine a causa do comportamento agressivo. Alguns cavalos são agressivos apenas em relação a determinados membros do grupo. Esses animais não poderão ser deixados com outros caso o comportamento persista. Se você acabou de introduzir o cavalo ao pasto e uma leve briga estiver acontecendo, é melhor deixar os cavalos sozinhos para lidar com o problema. Na maioria dos casos, o novo cavalo precisará estabelecer seu próprio lugar no grupo. Contanto que a briga não seja agressiva, os cavalos ficarão bem.
Aviso
- Tenha extremo cuidado ao lidar com cavalos agressivos, pois eles podem causar lesões significativas aos humanos.