Contente
Assim como seus donos humanos, os animais de estimação também podem ter diarreia. As razões para essa condição podem variar de espécie para espécie, mas uma coisa permanece constante. A diarreia perturba a constituição delicada de qualquer animal de estimação. Infelizmente, a condição também pode simbolizar um problema mais grave de saúde. É por essa razão que algumas medidas devem ser tomadas para garantir o tratamento adequado diarreia.
Os cães também podem sofrer com a diarreia (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
Cães e gatos
Existem procedimentos estabelecidos para lidar com diarreia em cães e gatos. O Feline Express aconselha manter os gatos dentro de casa durante o processo para garantir uma dieta regulada.
O Daily Puppy recomenda que você confira as fezes do animal para ver se não existem vestígios de sangue ou vermes. Se nada for encontrado, comece o jejum do animal. O Best Pet Home Remedies aconselha que os animais adultos jejuem por 24 horas, enquanto filhotes devem ser limitados a 15 horas. No entanto, não deixe de dar-lhes água, uma vez que sem ela eles podem ficar desidratados. Se necessário, force para alimentá-lo com um conta-gotas.
A próxima opção é colocar um agente de equilíbrio de eletrólitos como Gatorade ou Pedialyte na água, se aprovado pelo veterinário. Siga suas recomendações de dosagem e de cronometragem. O veterinário também pode sugerir a introdução de bactérias benéficas para o trato gastrointestinal. Para os cães, misture a quantidade recomendada no queijo cottage, iogurte natural ou abóbora. Para os gatos, o iogurte natural funciona melhor.
Alimente um cão com uma pequena dieta branda com ovos mexidos, batata cozida, frango moído cozido, aveia ou arroz branco. Para gatos, é recomendado hambúrguer cozido misturado com partes iguais de arroz. Continue essa dieta aproximadamente a cada seis horas, até que as fezes do animal voltem ao normal. Depois disso, comece lentamente a desmamá-lo de volta a uma dieta regular e de rotina.
De acordo com o Dog Diarrhea, alguns veterinários permitem o uso de medicamentos sem prescrição, como Imodium AD ou Pepto Bismol Kaopectate. Siga as instruções do veterinário no que diz respeito à dosagem de valores e horários. Se nada funcionar ou o animal de estimação piorar, leve-o ao consultório do veterinário.
Diarreia em coelhos
A diarreia é perigosa para os coelhos porque muitas vezes eles não consomem água o bastante. O The Nature Trail Rabbitry recomenda uma reidratação imediata utilizando uma solução feita de 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de açúcar, 1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio e alguns grãos de sal. Dispense a solução com um conta-gotas a cada duas horas.
Conforme o coelho melhorar, introduza aveia na dieta juntamente com a solução. O passo final é alimentar os animais com cenouras e substituir a solução com água.
Se este processo não funcionar ou o animal se tornar mais doente, ligue imediatamente para o veterinário.
Diarreia em outros roedores
Para estes animais, a diarreia geralmente resulta de comer muitos legumes. O Hamster Terrific afirma que a melhor maneira de tratar a doença é eliminar os vegetais da dieta, enquanto se introduz grãos secos. Continue introduzindo grãos secos até que as evacuações normalizem.
Se a condição não melhorar dentro de alguns dias, leve o animal ao veterinário.