Contente
Como com qualquer outro medicamento, é importante aprender a reconhecer os efeitos colaterais da cortisona antes de usá-la para tratar qualquer problema de saúde. Esses efeitos podem incluir complicações a curto e longo prazo e devem ser cuidadosamente analizados com um médico
Instruções
Reconhecer os efeitos colaterais da cortisona-
Prepare-se para lidar com um aumento do risco de infecção devido ao possível efeito colateral do enfraquecimento de seu sistema imunológico por cortisona. Quando estiver usando esse medicamento, evite o contato com pessoas que tenham infecções, especialmente condições mais graves, como sarampo ou catapora. Informe o médico ou enfermeiro se estiver tomando cortisona antes de passar por qualquer imunização ou procedimento cirúrgico, pois poderá ter que esperar até que tenha completado o tratamento.
-
Fique atento a quaisquer dificuldades relacionadas com o seu sistema digestivo e reprodutivo que podem ser efeitos colaterais. Micção frequente e fezes com sangue ou pretas são efeitos colaterais que você pode reconhecer, assim como cólicas graves relacionados a mudanças no ciclo menstrual. Contate o seu médico imediatamente se sentir dor intensa ao urinar ou ao ter um movimento intestinal, pois pode ser um sinal de infecção.
-
Faça o possível para reconhecer as alterações em seu estado mental que podem estar relacionados ao uso de cortisona. Efeitos colaterais bastante comuns são depressão leve, confusão, agitação e batimento cardíaco irregular relacionada com súbitas explosões de excitação. Os menos comuns incluem alucinações de ver e ouvir coisas que não existem, falsa sensação de bem-estar e presunção, além de paranoia.
-
Observe se há problemas com a visão, como dor ou abaulamento dos olhos e visão embaçada. Fique atento, seu campo de visão pode parece diminuir de tamanho, se estiver sofrendo os efeitos negativos da cortisona.
-
Verifique se algum dos sintomas que você tem são semelhantes aos de outras condições habituais, tais como o resfriado comum ou tosse, são efeitos colaterais. Eles incluem febre, espirros ou coriza e dor de garganta. Também é fácil confundir náuseas ou vômitos, que estão relacionadas ao uso de cortisona com sintomas de outra doença comum, por isso é importante prestar atenção à forma como o seu corpo está reagindo ao uso do tratamento.
-
Examine o seu rosto de perto para identificar problemas de pele devido ao efeito da cortisona. Ela pode causar vermelhidão ou inchaço da rosto, deixando-o mais redondo do que o habitual. É possível que a pele fique mais brilhante ou mais fina, estando mais suscetível a acne.
Dicas
- Um analgésico simples para tratar a dor nos quadris, pernas, ombros e costas, que podem ser efeitos colaterais do uso do medicamento.
O que você precisa
- Medicamentos sem receita