Contente
O câncer colorretal é um termo coletivo utilizado para descrever cânceres que ocorrem tanto no cólon quanto no reto. Em casos avançados desses tipos de câncer, os médicos podem usar drogas paliativo-sistêmicas na quimioterapia para aliviar os efeitos dos sintomas no corpo.
Aprenda sobre as drogas paliativo-sistêmicas usadas na quimioterapia (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Os fatos
O Instituto Nacional do Câncer define a terapia paliativa como qualquer tratamento destinado a reduzir o sofrimento do paciente e aliviar os sintomas de câncer ou outras doenças. Não tem como objetivo fornecer uma cura da doença.
Câncer de cólon
Em casos de avançados (estágio IV) de câncer de cólon, a doença tipicamente já se espalhou para outras áreas do corpo (metástase) ou retornou após o tratamento anterior, de acordo com o INC. Pacientes nessas circunstâncias podem receber quimioterapia paliativa para ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Câncer retal
O câncer retal que tem metástase por todo o corpo normalmente não pode ser curado, de acordo com a Sociedade Americana do Câncer. Nestes casos, os médicos podem utilizar a quimioterapia paliativa para prevenir complicações, incluindo bloqueios intestinais e hemorragias.
Tratamentos de cólon adicionais
Em casos de câncer de cólon, os médico podem usar radioterapia para oferecer um tratamento paliativo, de acordo com o INC.
Tratamentos retais adicionais
Em casos de câncer retal, a SAC cita métodos paliativos adicionais que incluem radioterapia, cirurgia, destruição de tumores a laser e uso de uma prótese endovascular retal para manter o reto aberto.