Contente
As ovelhas que são mães às vezes escolhem alguns cordeiros para proteger e se recusam a amamentar outros membros de sua própria prole. Observe as suas ovelhas já que pode ser necessário intervir e assumir o cargo com suas próprias mãos. Existem fórmulas no mercado chamadas colostro que os seres humanos podem usar para amamentar os cordeiros por conta própria. No entanto, é melhor para o desenvolvimento do mesmo se a mãe assumir essa tarefa.
Preste atenção em sua ovelha para garantir que esteja amamentando os filhotes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Nutrição
Se a ovelha for desnutrida, ela pode deixar de alimentar seus filhotes em uma tentativa de se alimentar corretamente. Quando uma ovelha está amamentando, ela perde muitos nutrientes essenciais e deve consumir mais alimentos do que uma que não tenha filhotes. Certifique-se de alimentar adequadamente suas ovelhas mães para que seus corpos estejam bem preparados para a amamentação.
Doença
Alguns cordeiros nascem muito mais fracos do que outros. Estes são conhecidos como os raquíticos da ninhada. As ovelhas mãe podem se recusar a amamentar um cordeiro doente se ela achar que a sua chance de sobrevivência é baixa. Elas fazem isso para que possam guardar mais nutrientes para os outros cordeiros e para ela mesma. Mães ovelhas tendem a se concentrar nos cordeiros mais fortes, uma vez que estes são mais propensos a chegarem à vida adulta.
Primeiros cordeiros
Mães ovelhas de primeira viagem podem estar com medo de amamentar. Isto é mais provável se houver vários cordeiros para uma única nova mãe. Ela pode querer se esconder dos filhotes neste caso. Nem todas as ovelhas se comportam desta forma, mas algumas são mais propensas a se assustar do que outras. Isto também pode ser um resultado de má reprodução. Para convencer a mãe a amamentar, coloque-a em um pequeno curral com os cordeiros, de modo que ela não possa ficar longe deles.
Maternidade
Algumas ovelhas não estão prontas para a maternidade quando ela acontece. Outras ovelhas definitivamente nunca aceitarão tal fato. É difícil para um proprietário saber como uma ovelha vai reagir à maternidade até que ela ocorra. No entanto, se uma ovelha rejeita seu filhote repetidas vezes, evite o acasalamento dela, já que isso pode vir a fazer mais mal do que bem para a prole e para a ovelha.