Contente
As bactérias se proliferam em temperaturas quentes ou, para ser mais preciso, em qualquer temperatura entre 5 e 60 ºC. Por esta razão, o alimento precisa ser refrigerado para evitar o desenvolvimento de bactérias.
Os alimentos devem ser resfriados antes de serem totalmente refrigerados (contents of fridge image by Christopher Hall from Fotolia.com)
Considerações
Ao armazenar alimentos quentes na geladeira, a temperatura interna aumentará, fazendo com que seja mais provável o crescimento de bactérias, o que pode causar intoxicação alimentar. É melhor esperar até a comida esfriar antes de colocá-la na geladeira. Garanta que a temperatura do refrigerador esteja abaixo de 5 ºC usando um termômetro.
Resfriando a comida
Se a comida estiver muito quente, divida-a em recipientes menores para resfriá-la mais rápidamente, pois deixá-la fora da geladeira por longos períodos de tempo também pode ser perigoso. Os alimentos não devem ficar sem refrigeração por mais de duas horas.
Alimentos de alto risco
Certos alimentos requerem maiores cuidados do que outros, porque possuem maior risco de contaminação por bactérias. Alguns exemplos deles são: carne, laticínios, ovos, peixe, marisco, arroz cozido, macarrão cozido e saladas preparadas.