Contente
Ao longo da vida um porquinho-da-índia, ele vai perder os pelos em um ritmo gradual semelhante às perdas de pelos dos cães. No entanto, perdas de pelos mais agressivas, especialmente em casos que geram o parecimento de partes carecas, feridas ou crostas, podem ser indicativos de algum problema de saúde. Dessa forma, o atendimento veterinário deve ser procurado imediatamente.
Porquinho-da-índia (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
Causas
Os ácaros são as causas mais comuns da perda de pelos dos porquinhos-da-índia. Outras causas também incluem piolhos, distúrbios hormonais ou por causa do companheiro de gaiola.
Identificação
Sinais de que um porquinho-da-índia tem perda de pelos são as coceiras frequentes ou intensas, pele escamosa ou regiões com feridas e crostas. Também podem aparecer partes grandes completamente carecas.
Avisos
De acordo com o site Guinea Lynx, a infestação de ácaros que não for tratada poderá tornar-se dolorosa e levar à morte. O tratamento geralmente inclui medicamento ivermectina por injeção, via oral ou por via tópica.
Prevenção e solução
Proporcione ao porquinho-da-índia uma dieta de alta qualidade e mantenha o seu habitat limpo, com mudanças frequentes do lugar onde ele dorme, para ajudar a prevenir a propagação de parasitas e garantir o bem-estar geral.
Considerações
Quando um porquinho-da-índia perde pelos, os efeitos são os mesmos de quando uma pessoa está sem roupas. Ele deve ser mantido quente e longe de correntes de ar, mas também fora da luz solar diretamente sobre ele.