Contente
O terreno geográfico do Marrocos é um dos mais severos do mundo durante o calor do dia, já que é quase totalmente desértico. Apesar disto, o país abriga diversas espécies de plantas e animais. A maioria destes organismos adaptou-se ao terreno e tornou-se excelente em utilizar a pouca água disponível à eles.
Apesar do severo clima desértico, o Marrocos ostenta centenas de espécies de plantas e animais (Morocco image by charmedspirit from Fotolia.com)
Plantas
O Marrocos é o lar de uma variedade de espécies de plantas. Sua localização geográfica e seu incomum terreno montanhoso e desértico abrigam diversos tipos diferentes de flora. Estima-se que existam quase 5 mil espécies de plantas diferentes no país. Nove famílias principais que incluem mais de cem espécies cada compõem mais de 60% da flora marroquina. O gênero Silene é a flora marroquina mais diversificada, contendo mais de 69 espécies. Outras famílias importantes incluem as Asteraceae, Poaceae, Fabaceae, and Caryophyllaceae.
Mamíferos terrestres
Estima-se que o Marrocos abriga 105 espécies de mamíferos terrestres, dos quais cerca de 18 deles estão em extinção. Um dos mais comuns é a gazela dorca, a menor gazela existente. Essa raça em particular possui compridos chifres curvados tanto nos machos, quanto nas fêmeas e pernas muito alongadas. Elas tendem a alimentar-se de folhas de acácia e são muito ativas durante a manhã e tarde, devido ao calor do deserto marroquino. Elas raramente bebem água e a absorvem das plantas que comem.
O Sloughi, uma espécie de cão, é um dos animais marroquinos mais interessantes. Eles são, geralmente, domesticados e usados para caçar. Eles possuem uma aparência similar à dos galgos e também são muito velozes.
Pássaros
Apesar do calor desértico ser muito severo para os animais, o Marrocos abriga mais de 454 espécies de pássaros, quase todas nativas. Os tipos mais comuns são faisões, pombos, pombas, pica-paus, e perdizes. Outros tipos de pássaros que ocupam a costa incluem pelicanos, gaivotas e atobás. Patos, cisnes, cegonhas, flamingos e até avestruzes também são nativos do país.