Contente
Os passageiros trocam ou cancelam passagens aéreas por diversos motivos. A razão para a mudança determina se eles receberá seu dinheiro de volta integralmente, em parte ou se não receberá. Aqui seguem alguns dos motivos mais populares para as trocas de passagens aéreas.
Saiba alguns dos principais motivos para trocas de passagens aéreas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Viagem a negócios
Os viajantes a negócios regularmente trocam suas passagens aéreas quando suas programações de trabalhos ou reuniões são interrompidas, por qualquer motivo que seja. Muitos desse viajantes viajam com passagens sem restrições, ou com passagens restituíveis, para acomodar mudanças de última hora. A maioria das companhias aéreas permitem que os viajantes alterem, ou tenham essas passagens reembolsadas sem custo de alteração ou cancelamento, caso seja feito antes da partida do voo.
Emergências familiares
Tanto os viajantes a lazer quanto a negócios podem precisar mudar seus planos por conta de emergências familiares, como uma doença grave ou morte. Quem viaja com passagens reembolsáveis (normalmente os passageiros a negócios) pode alterar ou cancelar suas passagens sem penalizações e sem precisar fornecer provas de uma emergência familiar, na maioria dos casos. Quem viaja com tarifas com desconto (normalmente os passageiros viajando a lazer) normalmente paga uma taxa para alteração de suas passagens, a não ser que possam fornecer provas médicas legítimas da emergência médica.
Questões de saúde
Os passageiros que estiverem muito doentes para voar podem alterar suas passagens aéreas por outra em uma data no futuro. A maioria das companhias irá renunciar das taxas por alteração, mesmo em passagens não reembolsáveis, caso um passageiro doente forneça uma prescrição médica dizendo que o passageiro está muito doente para viajar, ou seja contagioso.
Clima
O mau tempo pode atrapalhar os planos de viagem em qualquer época do ano. As companhias aéreas geralmente permitem que os passageiros troquem suas passagens gratuitamente, caso um evento de mau tempo, como um furacão ou tempestade, ameace interromper em grande escala uma viagem.
Razões pessoais
Os passageiros que precisem trocar suas passagens aéreas por razões pessoais, que não possam ser documentados por uma prescrição médica ou um certificado de óbito de um membro direto familiar, normalmente pagam uma taxa de mais de R$ 240 reais para trocar passagens não reembolsáveis, dependendo da companhia aérea e classe tarifária.