Contente
No Ubuntu, cada navegador da web tem um local diferente, em um diretório oculto no seu diretório home, para salvar seus favoritos. Isso minimiza as chances de apagar acidentalmente o arquivo. Os navegadores costumam usar texto simples ou arquivos HTML para armazenar os favoritos. O navegador padrão do Ubuntu é o Mozilla Firefox, mas outros podem ser instalados, como o Google Chrome, Konqueror ou Opera, se você quiser.
Mozilla Firefox
O Firefox armazena os favoritos em um arquivo HTML. Ele está localizado em ".mozilla/firefox/t2gqd3q8.default/bookmarks.html". A parte "t2gqd3q8" é diferente para cada usuário. Digite "ls .mozilla/firefox" no prompt de comando para ver a sequência da sua conta. O Firefox também faz backups regulares dos favoritos e coloca-os no diretório ".mozilla/firefox/t2gqd3q8.default/bookmarkbackups". Caso queira excluir todas as referências aos seus favoritos, apague o arquivo "bookmarks.html" e todos os outros no diretório "bookmarkbackups".
Google Chrome
O navegador Google Chrome armazena os favoritos no arquivo ".config/google-chrome/Default/Bookmarks", que é um arquivo de texto simples que pode ser aberto com qualquer editor de texto. O arquivo inclui o nome do site, a URL e a data em que o favorito foi adicionado. Um backup dos favoritos está armazenado como ".config/google-chrome/Default/Bookmarks.bak". Para apagar todas as referências aos seus favoritos, os dois arquivos devem ser excluídos.
Konqueror
O navegador Konqueror é o padrão da distribuição Kubuntu. Ele armazena seus favoritos no arquivo ".kde/share/apps/konqueror/bookmarks.xml", que também é um arquivo de texto que pode ser lido em qualquer editor de texto. Ele armazena o nome e a URL do site. Há também um arquivo chamado ".kde/share/apps/konqueror/bookmarks.xml.tbcache" que deve ser excluído para remover todas as referências aos favoritos.
Opera
O navegador Opera salva os favoritos no arquivo ".opera/bookmarks.adr", que também é um arquivo de texto que contém o nome do site, URL, descrição e data de criação. A data é armazenada como um "timestamp" (identificação de tempo) da Unix. Excluir o arquivo "bookmarks.adr" apagará todos seus favoritos.
Usando o comando "find" (encontrar)
Caso esteja usando qualquer outro navegador, ou sua versão armazena os favoritos em um local diferente, eles podem ser localizados usando o comando "find" (encontrar), o qual irá procurar através do diretório especificado em busca de critérios específicos. Para procurar o arquivo de favoritos, digite o seguinte comando em um prompt de comando:
find . -name "[Bb]ookmark*"
O resultado incluirá qualquer arquivo que contenha "bookmark" ou "Bookmark" no nome.