Contente
Doenças altamente contagiosas são frequentemente espalhadas pelo ar, embora muitas sejam espalhadas pelo contato direto com pessoas infectadas. Você pode reduzir significativamente o risco de adoecer ficando em casa quando o seu sistema imunológico está comprometido, como depois de uma doença, e lavando as mãos frequentemente. Muitas doenças são transmitidas através das partículas suspensas no ar que acompanham uma tosse ou espirro, por isso sempre cubra a boca para evitar a propagação da infecção e, se você começar a se sentir mal, use uma máscara facial.
A prevenção é o melhor caminho para evitar doenças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Varicela (catapora)
A varicela, mais conhecida como catapora, é uma doença altamente contagiosa que afeta mais comumente as crianças. A maioria das pessoas só pega catapora uma vez, mas a doença pode permanecer latente em seu corpo, e depois causar um surto de uma doença similar, a herpes. A catapora é caracterizada por uma erupção cutânea manchada que se espalha por todo o corpo, inclusive nos genitais, ouvidos, nariz e boca. É altamente contagiosa, pois se espalha através da tosse e espirros, antes mesmo dos sintomas aparecerem. A vacina está disponível para crianças com pelo menos 12 meses de idade.
Sarampo (rubéola)
O sarampo, ou rubéola, é uma doença respiratória que se espalha pelo ar e infecta 20 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. O sarampo é transmitido por meio de pequenas gotículas quando uma pessoa infectada espirra ou tosse sem cobrir sua boca. A característica mais importante desta doença é a erupção de corpo inteiro que a acompanha, mas outros sintomas incluem coriza, tosse, olhos vermelhos e febre. Existe uma vacina disponível contra o sarampo, que é normalmente administrada a crianças com 12 meses de idade ou mais velhas.
Malária
A malária é transmitida por mosquitos que transportam um pequeno parasita. Em 2008, entre 190 e 311 milhões de pessoas em todo o mundo foram infectadas com a malária, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention. A malária é mais comum na África e no sul da Ásia. Os sintomas da malária incluem sintomas semelhantes aos da gripe, acompanhados de febre e calafrios. Uma vacina está disponível.