Contente
A função strcpy do C++ copia uma string de uma fonte para um destino e fornece um caractere nulo para terminá-la. O destino deve ser grande o suficiente para conter a string, incluindo o caractere nulo, evitando um overflow. Isso não deve sobrepor a fonte pois a função strcpy não aloca memória. Os seguintes passos irão ajudá-lo a usar essa função do C++.
Instruções
Os passos a seguir ajudarão a usar a função strcpy (programer image by kuhar from Fotolia.com)-
Aprenda a sintaxe do strcpy. A sintaxe completa é char strcpy (char destino, const char *fonte);.
-
Saiba que o destino é um ponteiro para um vetor e a fonte é um string terminada com um caractere nulo. O destino é retornado.
-
Entenda que a função strcpy é mantida na biblioteca cstring. Você poderá precisar incluir o arquivo de cabeçalho string.h para utilizar esta função.
-
Observe programa completo seguinte para alguns exemplos simples de como se usar a strcpy:
include
include
int main () { char string1[]="string de teste"; char string2[80]; char string3[80]; char *string4; strcpy (string2,string1); strcpy (string3,"strcpy funcionou."); string4 = strcpy(string2, "exemplo de retorno de strcpy"); printf ("string1: %s string2: %s string3: %s ",string1,string2,string3); printf ("string4: %s ",string4); return 0; }
-
Observe a seguinte saída para esse programa:
string1: string de teste string2: string de teste string3: strcpy funcionou string4: exemplo de retorno de strcpy
A primeira strcpy mostra um exemplo trivial de copiar a string apontada por string1 no vetor apontado por string2. A segunda strcpy copia um texto para o vetor destino. Perceba que deve-se alocar memória para string2 e string3. A terceira strcpy ilustra um uso do valor de retorno de strcpy.