Contente
Vários tipos de modelos, desde carros esportivos a utilitários, vêm com termômetros embutidos no interior do carro. Contudo, a localização precisa do termômetro usado na medida da temperatura pode variar significantemente de modelo para modelo -- alguns são colocados nos para-choques dianteiros ou traseiros, enquanto outros são instalados embaixo do carro.
Muitos carros modernos vêm com termômetros embutidos (yellow car, a Honda Japanese sport car model image by alma_sacra from Fotolia.com)
Para-choque dianteiro
Uma localização comum de termômetros nos carros é a parte dianteira do carro. Isso permite que o termômetro tenha acesso imediato às condições externas, mas deve ser colocado longe o suficiente do motor para não ter sua leitura alterada pelo calor gerado por ele.
Para-choque traseiro
Como o para-choque dianteiro, o para-choque traseiro é outra localização comum dos termômetros em carros. A localização tem benefícios similares aos do para-choque dianteiro, incluindo o acesso imediato às condições externas. Ele também fica mais longe do calor gerado pelo motor, o que significa que um termômetro colocado no para-choque traseiro tem menos chance de ter a leitura alterada.
Retrovisores laterais
Outra localização comum dos termômetros de carros é no topo dos retrovisores laterais. Como nos para-choques, os retrovisores são uma localização relativamente livre de muitos componentes elétricos ou mecânicos, ficam na parte externa do veículo e longe demais para serem afetados pelo calor gerado pelo motor.
Embaixo do carro
Finalmente, outra localização comum do termômetro de carros é em algum lugar isolado debaixo do carro. Contudo, esse local pode não ser tão ideal como no retrovisor ou nos para-choques, especialmente em carros mais baixos. O calor gerado pelo chão ou pelo sistema de exaustão pode afetar a leitura do termômetro.