Contente
Não existe nada mais atraente que uma longa cerca nas margens de uma fazenda. O fator mais importante na construção de uma cerca de fazenda é o seu propósito. Diferentes gados requerem diferentes tipos de cercas. Para cavalos, por exemplo, a melhor escolha é a cerca comum. Esse tipo também é o melhor para delimitação de um perímetro. Existem diferentes tipos de cercas e diferentes materiais para se levar em consideração.
Uma cerca comum delimita o perímetro dessa fazenda de criação de cavalos (Horse Farm image by William Berry from Fotolia.com)
Cerca comum
Essas atraentes e fortes cercas são tipicamente usadas para delimitar o espaço de um curral. Elas são compostas de postes espaçados de 2,5 a 3 metros e tábuas, de 2 a 5 cm de espessura e 10 a 15 cm de largura. essas cercas possuem de 1 a 1,5 metros de altura e podem ter de duas a quatro tábuas passadas na horizontal. O melhor tipo de madeira para os postes são laranjeira-de-osage, Robinia pseudoacacia ou cedro vermelho, cada um com expectativa de vida de 20 a 25 anos. As tábuas da cerca geralmente duram 8 anos. Os postes podem ser fixados no chão com uma enfia-estacas ou um buraco pode ser cavado, mais largo que o poste e esse é inserido e o buraco tapado em sua volta. Os postes colocados com a enfia-estacas ficam mais fixos que aqueles colocados nos buracos.
Cerca em formato de "X'
Esse tipo de cerca é similar ao comum, no entanto este contém quatro tábuas cruzadas. As tábuas de cima de baixo estão cruzadas e paralelas ao chão. As duas centrais se cruzam uma sobre a outra formando um "X" entre os postes. Esse tipo de cerca cria um visual forte e atraente.
Cerca em ziguezague
Esse tipo de cerca não requer o uso de postes. Ela utiliza madeira, empilhando tábuas uma em cima da outra e formando um padrão de ziguezague. Essa cerca requer muita madeira e é pouco usada nos dias de hoje.
Cerca de tábua partida
A mais rústica das cercas contemporâneas, esse tipo de cerca usa tábuas criadas a partir da separação de longos pedaços de madeira em 6 ou oito tábuas por seção. Os postes possuem buracos e as tábuas possuem encaixes pontiagudos nas extremidades que são encaixados nos buracos. Não se usa parafusos nesse tipo de cerca.