Contente
A manutenção regular do casco é importante para a solidez geral, mas quando se refere a determinados equinos, é mais fácil falar do que fazer. Se um cavalo está dando trabalho ao invés de cooperar quando alguém tenta limpar ou aparar os cascos, é hora de ensiná-lo a entregar sua pata quando lhe for solicitado. Isto pode soar bom demais para ser verdade, mas todos os cavalos podem aprender esta habilidade necessária. Com paciência e pequenos passos, um cavalo pode ser ensinado a levantar cada pé quando lhe for sugerido.
Instruções
Cavalos podem aprender a entregar a pata quando lhes for solicitado (foot image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)-
Coloque um cabresto sobre a cabeça do cavalo, prenda a rédea ao cabresto, e leve-o para um curral ou área fechada. Escolha um momento em que o cavalo não estiver com fome ou distraído, a fim de conseguir mais cooperação. Fique no ombro do animal, voltado para a cauda. Coloque a mão que segurava a rédea na cernelha do cavalo, ou na crista entre os ombros, deixando folga suficiente na rédea para evitar puxar sua cabeça.
-
Segure a corda macia em uma mão livre e comece a lançá-la suavemente contra as patas traseiras do seu cavalo. Se ele reagir, pare, fale baixinho para acalmá-lo, e acaricie seu pescoço, lateralmente ou atrás. Comece a lançar a corda novamente quando o cavalo se acalmar, seguindo o mesmo processo de retirada antecipada e até que o animal não se importe de ter a corda envolvendo em torno de todas as quatro patas de forma aleatória.
-
Virar a corda em torno de uma das pernas do cavalo e pegar o final, fazendo um laço em torno da área do boleto. Isto irá mostrar o animal de que alguém está no comando de seus pés por ensiná-lo a render-lhes na hora. Escolha um sinal de que você vai usar cada vez que você quiser pegar um pé. Isso pode ser um apito, um comando como "Casco", ou clicando a sua língua em voz alta três vezes.
-
Dê sinal de sugestão e, ao mesmo tempo, aplique pressão à corda para mover a pata do cavalo. Recompense a menor resposta, liberando a pressão e acariciando o animal para que ele possa começar a aprender o que se deve fazer quando se ouve a sugestão e sente pressão em uma pata. Pratique estas "recompensas" até que o cavalo levante a pata com o laço em torno dela quando ouvir o sinal e sentir a pressão.
-
Repita o processo por vários dias consecutivos. Mantenha as sessões bastante curtas e seja sensível em relação ao conforto do cavalo. Termine cada dia com uma nota positiva, mesmo que o animal só tenha progredido ao ponto de tolera ter uma corda em torno de suas pernas. Trabalhe esta fase todo dia até que o cavalo obedeça facilmente, com uma aplicação de pressão pequena da corda.
Deixando o cavalo confortável
-
Coloque a corda extra de lado. Conduza a mão livre para baixo na perna do cavalo até que ele se sinta confortável com o tratamento. Coloque uma mão na pata a ser levantada e dê a sugestão verbal, conforme a pressão para cima for aplicada.
-
Aplique essa pressão até que o cavalo dê a pata. Segure-a por um segundo antes de levá-lo para baixo. Repita a sugestão -- levantar e segurar -- de três a cinco vezes em cada pé, segurando apenas um segundo em cada vez e recompensando-o acariciando e coçando-o na crista. Recoloque a pata no chão ao invés de permitir que o cavalo o faça, para que ele não comece a puxar a pata prematuramente.
-
Repita o processo de sugerir e levantar, segurando por mais tempo a cada vez, mas colocando a pata para baixo antes que o cavalo queira voltar. Isto mantém o controlo da pata. Se o cavalo resistir, reduza a quantidade de tempo que a pata é segurada e pratique nesse nível durante alguns dias antes de aumentar o tempo. Este processo de recuo e de avanço gradualmente constrói a quantidade de tempo que o cavalo fica confortável com a pata levantada.
-
Continue sugerindo e levantando cada pata várias vezes ao dia até que o cavalo levante as patas durante vários minutos sem resistir.
Levantamento das patas do cavalo
Dicas
- Comunique sua intenção de levantar uma pata com uma ligeira pressão sobre o peito do cavalo para que ele comece a mudar seu peso, preparando-se para dar a sugestão.
- Se o cavalo não quer ficar parado, faça algumas bases de liderança até que esteja pronto, ao invés de lutar com seu excesso de energia.
- Tocar ou apertar a junta na perna do cavalo enquanto você dá a sugestão, muitas vezes ajuda o cavalo a conectar a sugestão com o levantamento, conforme é enviado uma sensação de cócegas por baixo da perna. Isso faz com que o cavalo mude seu peso e levante a pata.
- Evite alimentar o cavalo enquanto trabalha com seus cascos. Visto que cavalos são comedores territoriais, podem ressentir interferências enquanto estão comendo.
Aviso
- Use bons sapatos e esteja ciente da linguagem corporal do cavalo para evitar lesões.
- Obtenha ajuda de um profissional que utilize métodos de treinamento não-violentos se o cavalo tem histórico de dar chutes.
O que você precisa
- Cabresto
- Rédea
- 1,8 a 2,4 m de rédea extra ou corda macia