Como construir um circuito com atraso de tempo

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 14 Poderia 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Delay Circuit - (How it is done)
Vídeo: Delay Circuit - (How it is done)

Contente

Um circuito programável com delay, ou atraso, cria um atraso entre o sinal de entrada e de saída. O delay é usado em tudo, de dispositivos de áudio até dispositivos de segurança e computação. Construir seu próprio circuito é uma excelente forma de aprender mais sobre as complexas possibilidades de circuitos, que, uma vez construídos, podem ter vários tempos de delay diferentes, dependendo do tipo de ação que ele fará no aparelho eletrônico.


Instruções

Circuito com delay usando um Temporizador 555 (www.circuit-innovations.co.uk)

    Montando

  1. Coloque o temporizador 555 na superfície de trabalho de forma que os conectores estejam claramente visíveis com a saída virada para a direita. Transfira o temporizador para o centro da sua matriz de contato. A ponta da matriz de contato que estiver mais longe de você é considerada o "topo". Você notará que o "topo" e a "traseira" da matriz de contato possuem filas de buracos que estão levemente separados do resto da placa. Com os próximos passos, você apenas conectará algo nelas quando forem específicas para se conectarem no "topo" ou na "traseira" da placa.

  2. Ligue a saída dos conectores do lado esquerdo da placa, eles não precisam estar conectados a nada, isso é apenas para segurar os cabos na entrada. Empurre o cabo em um dos orifícios da placa mais próxima da entrada. Conecte o fio da conexão RST do temporizador 555 na placa. Agora, usando as saídas do jumper ou um pedaço de fio, conecte os orifícios que usou para juntar o RST e a entrada. Isso formará um circuito com a entrada e o temporizador.


  3. Conecte um dos resistores de 470 K ohm da entrada inserindo-o em um orifício na matriz de contato e então usando um cabo jumper para criar uma "ponte" entre os dois. Conecte o lado oposto do resistor 470 K ohm à placa.

  4. Una o resistor que não está conectado na entrada ao transistor usando cabos jumper, para formar uma ponte. Considere a ponta do transistor que está mais longe do "topo". Use as saídas dos cabos de jumper para formar uma conexão da parte superior do transistor à conexão CTL do temporizador 555.

  5. Usando cabos jumper, conecte a parte inferior do transistor ao resistor variável de 5 M ohm, para que o resistor que está abaixo do transistor e o corpo do resistor esteja apontando tanto à parte superior quanto a inferior da placa (como a agulha de uma bússola apontando norte e sul).

  6. Conecte a parte inferior do resistor 5 M ohm na tira inferior da matriz de contato.


  7. À direita do resistor de 5 M ohm, colocado na mesma direção, conecte o eletrólito capacitor 22uF/25V na placa. Tenha certeza de que o capacitor está preso somente na placa e não no resistor. Existe um símbolo (+) no final do capacitor. Ela deve estar apontando para a parte superior da placa.

  8. Forme uma conexão do TRIG que vá do temporizador 555 até o capacitor. Conecte o capacitor na tira inferior da matriz de contato.

  9. Junte as conexões que saem da parte superior do resistor e do capacitor. Não conecte o resistor e o capacitor, somente os fios que vão até eles (do transistor e do timer).

  10. Na parte superior e inferior do temporizador 555 estão as saídas. A marca dessas saídas é "GNDVCC". A marca "CC" deve estar na parte superior. Conecte a saída da parte superior do temporizador na bateria de 12V. Forme uma conexão da parte inferior do temporizador até a parte inferior da matriz de contato.

  11. Prenda as saídas da conexão THR do temporizador na conexão formada na parte inferior do temporizador na parte inferior da matriz de contato.

  12. Por último, do lado direito do temporizador 555, conecte uma via dela na saída e ela será a forma com que você controlará o delay. Essa conexão está marcada como "OUT", no temporizador. As conexões remanescente, DISC, podem se tornar um potenciômetro, para facilitar outras tentativas de parâmetro para o delay.

Dicas

  • Assim que o circuito de delay estiver construído, teste vários parâmetros de tempo e então solde todas as conexões que foram formadas com os cabos jumper.

Aviso

  • Sempre teste um circuito de delay recentemente construído ou experimental em entradas e saídas baratas, no caso de haver problema e o aparelho estiver danificado durante o minucioso teste do circuito.

O que você precisa

  • Temporizador 555
  • 470 K ohm ¼ resistor 5%
  • Resistor variável 5 M ohm
  • Transistor BC556 PNP
  • Capacitor eletrolítico 22uF/25V
  • Matriz de contato
  • Cabos jumper
  • Bateria de 12V

Não importa e você herdou um colar de pérola de ua biavó ou e apena quer ter certeza de que um joalheiro não etá tentando lhe enganar, é poível examinar ua p...

O arranhõe metálico em porcelanato normalmente vêm em dua forma: marca de metal que parecem com arranhõe e rico de verdade que contêm partícula de metal em ua uperfí...

Popular No Portal