Contente
Ter um fogão esmaltado traz vantagens e desvantagens. Por um lado, é ótimo, porque é de fácil limpeza e normalmente não mancha. Por outro lado, pode ocorrer uma lasca ou rachadura se cair algo pesado sobre ele. Caso necessite consertar o topo do fogão, não se estresse. É uma tarefa muito fácil, com ferramentas simples, mas requer uma boa dose de paciência.
Instruções
Fogões esmaltados podem ter lascas e fendas (Ned Frisk Photography/Brand X Pictures/Getty Images)-
Limpe a superfície do fogão. Não precisa limpar a parte superior inteira, apenas a área onde você estará fazendo o reparo. Misture a água quente e detergente na tigela e mexa com as mãos. Mergulhe o pano e limpe a superfície do fogão até que toda a poeira e sujeira sejam removidas. Uma escova de arame pode ser usada para retirar qualquer ferrugem visível.
-
Lixe a área de conserto. Quando lixa a superfície esmaltada, você cria uma possível fricção para que os revestimentos grudem.
-
Esprema uma pequena quantidade, cerca de 60 cm, de pasta de enchimento e menos de 2,5 cm de endurecedor juntos em um recipiente.
-
Misture com uma espátula de madeira e, depois, aplique um revestimento espesso (mas não demais) em cima da lasca ou rachadura.
-
Espere o tempo necessário para a mistura secar e endurecer na superfície do fogão.
-
Lixe a mistura até que combine bem. Você quer que ela esteja nivelada com o resto do fogão e que fique lisa.
-
Isole a seção em que está trabalhando com fita adesiva. Use algumas outras peças para fazer extremidades espessas para que o spray não atinja o resto da superfície.
-
Passe o spray no acabamento de esmalte sobre a área e deixe secar.
O que você precisa
- Água quente
- Detergente
- Tigela
- Pano macio (seco)
- Escova de arame
- Lixa
- Kit de porcelana para reparação de esmalte (pasta de enchimento, endurecedor, espátula de madeira)
- Fita adesiva
- Spray de esmalte