Contente
A variável de ambiente JAVA_HOME fornece o caminho ao arquivo executável Java para outros processos do sistema. Quando instala-se o Java no sistema operacional CentOS, essa variável não é configurada automaticamente. O arquivo "bash_profile" contém todas variáveis de ambiente configuradas pelo usuário. Há um arquivo "bash_profile" para cada sistema, bem como um arquivo deste separado para cada usuário. A inserção de variáveis de ambiente nesse arquivo assegura que sejam configurados cada vez que for realizado o login no sistema.
Instruções
-
Clique no ícone "Terminal" no painel da área de trabalho para abrir a janela do terminal e acessar o prompt de comando.
-
Digite o comando "which java" para encontrar o caminho ao arquivo executável Java.
-
Digite o comando "su -" para tornar-se o administrador.
-
Digite o comando "vi /root/.bash_profile" para abrir o arquivo de sistema "bash_profile" no editor de texto Vi. É possível substituir o "vi" pelo editor de texto de sua preferência.
-
Digite "export JAVA_HOME=/usr/local/java/" no final do arquivo. Substitua "/usr/local/java" pela localização encontrada no passo dois.
-
Salve e feche o arquivo "bash_profile".
-
Digite o comando "exit" para fechar a seção principal.
-
Faça logout do sistema e e realize o login novamente.
-
Digite o comando "echo $JAVA_HOME" para certificar-se de que o caminho foi configurado corretamente.
Dicas
- Se desejar configurar JAVA_HOME para sua própria conta, mas não para todo o sistema, acrescente a linha "export JAVA_HOME=/usr/local/java/" no arquivo "/home/.bash_profile". Não será necessário ser o administrador.